sábado, 26 de setembro de 2015

Educa.com - 26.09.2015 - Carreira: Concurso pode dar posse para 2º semestre



Edição Bragança Júnior (MG4731JP) - http://blogeducapontocom.blogspot.com.br/ - Uberaba, 26 de setembro de 2015263
 
CARREIRA: CONCURSO PODE DAR POSSE PARA 2º SEMESTRE
Com o novo plano de carreira dos educadores municipais entrando em vigor agora em outubro, a Prefeitura terá portas abertas para realizar o concurso público para todas as funções. Devido ao atraso no cronograma – a promessa inicial era da carreira valer em junho -, não há mais prazo para conclusão do concurso para o início do próximo ano. Como é improvável a posse no meio do semestre para não atrapalhar a rotina dos estudantes, o mais indicado seria a posse para o segundo semestre de 2016. Por enquanto a Prefeitura de Uberaba ainda não se manifestou sobre o tema. A única restrição da lei eleitoral é que o concurso seja homologado (publicado no Porta voz seu resultado oficial) até três meses antes da eleição. Ou seja, até o final de junho.

Começa na segunda a entrega de convites do baile do professor – A
diretoria do Sindemu marcou para a próxima segunda (28) o início da entrega de convites para o baile dos professores. A entrega vai ser feita apenas na sede do sindicato em horário comercial (das 8 às 11h e das 13 às 17h) até o dia 6 de outubro (sem prorrogação). Nos dias 29/09 (terça), 01/10 (quinta) e 05/10 (segunda), haverá plantões até às 20 horas. O ingresso será nominal e intransferível, inclusive o do acompanhante, cujo nome completo deve ser informado já na retirada. Já os professores da rede particular devem procurar a sede do Sinpro para obter o convite. O baile acontece no dia 9 e terá animação da banda Pais e filhos.

Diário de Classe: Temos priorizado a visitação nas escolas Nas últimas semanas a diretoria do Sindemu tem priorizado a visitação nas escolas para ouvir a categoria. a visitação é uma das mais importantes atividades, pois proporciona um diálogo direto e franco com os educadores sobre todas as questões do seu dia-a-dia. Nesta semana vou representar os trabalhadores de Minas no 2º Conselho Nacional da CTB e no simpósio da Federação Sindical Mundial. As atividades locais seguem normalmente com os demais diretores, inclusive a entrega de convites para o baile. Professor Adislau Leite, presidente do Sindemu

EDITORIAL
Calor? O melhor remédio para combater são as árvores - Está muito quente em Uberaba. Entidades climatológicas chegaram a apontar que a cidade poderia chegar a 40º esta semana. O clima está diferente? Embora Uberaba registre dados do clima há 100 anos, não há um levantamento oficial para responder essa pergunta. Percebe-se, no entanto, alterações de ciclos e sensações de mais calor e secura. Com a certeza, os números vão mostrar mudanças menores do que as sensações do dia-a-dia. Na verdade, a “modernização” de asfalto x cimento, o uso de combustíveis, destruição das matas do cerrado e outros revelam que a sociedade constrói estufas de aquecimento. Há 50 anos também havia temperaturas chegando aos 36 graus, mas com uma sensação menor dos seus efeitos. Pesava muito o fato das casas terem quintais com árvores frondosas que evitavam esse sentimento de “viver em um forno”. Hoje há poucas árvores e quintais. As árvores são importantes por ser um “ar condicionado natural”. Além da sombra, o bem estar é obtido por sua evapotranspiração. Cada uma libera dezenas de litros de água refrescando o ambiente ao seu redor. Basta lembrar que parte das chuvas em Uberaba só acontece porque a floresta da Amazônia cria “rios voadores” que atingem a região.
No último sábado fui jogar futebol às 15h30. Pensei que ir morrer pelo calor. Mas o belo gramado e as árvores próximas diminuíram a sensação térmica. Não tenho mais dúvidas: contra o calor, o melhor remédio hoje é a manutenção e plantação de mais árvores. Anízio Bragança Júnior – Artigo do Jornal Expresso.
 
Professor da rede faz exposição artística na galeria de arte do Sesi – O

artista e professor da rede estadual Mizac Limírio lançou este mês a exposição de arte “Sr. Carimbo, repita por favor!” Usando um instrumento aparentemente banal (o carimbo), Límirio montou quadros reflexivos que flertam com o construtivismo e geometria. A mostra pode ser visitada na galeria de arte do Sesi (Pça. Frei Eugênio) diariamente das 9 às 21 h. até 11/10.


Secretário de Alckmin diz que docentes não terão reajuste em 2015 – O secretário estadual da Educação do estado de São Paulo, Herman Voorwald, disse que os professores da rede não terão reajuste salarial neste ano. O congelamento dos vencimentos, diz ele, é motivado pela crise econômica e pela queda nas receitas do governo. Entre março e junho, a categoria fez uma greve de 89 dias por aumento - a maior da história da rede. Fonte: Estadão.

Base curricular nacional pode levar à responsabilização e punição do professor Ter uma base nacional comum é possível e desejável, na dependência do que queiramos fazer com ela. Se for para se ter uma referência que dê parâmetros para as escolas (combinando conteúdos e níveis de complexidade de desempenho), tudo bem. Se for para responsabilizar escolas, impuser uma cultura padrão sobre outras culturas, punir ou premiar professores, trocar diretores, pagar bônus, credenciar professores, orientar grandes conglomerados empresariais a produzir material didático, privatizar, engessar a formação de professores e outras ideias já testadas em outros lugares e que destruíram por lá o sistema público de educação, então a resposta é não. Daí porque é importante discutir, primeiro, o que é uma boa educação. Fonte: Avalicaoeducacional.


CONJUNTURA
g Brasil perde 1,8% de suas florestas de 2010 a 2012- Nesses dois anos, houve a reposição de 204 km² de florestas, mas o desmatamento foi quase 300 vezes maior: 59,4 mil km². A perda da vegetação florestal deveu-se principalmente à expansão agrícola e da pastagem. Leia

g SindUte publica edital para eleições no sindicato em novembro - O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) convoca todos os seus filiados e filiadas a participarem das eleições gerais para a Diretoria Estadual, Diretorias das Subsedes e Conselho Geral, que acontecerão em novembro. As inscrições de chapa vão até dia 9 de outubro. Leia

g Sinpro terá eleições em novembro – Apenas uma chapa foi inscrita para participar do processo eleitoral do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais, gestão 2016/2020. A eleição ocorrerá de 9 a 13 de novembro de 2015. Leia

Governo cede à pressão e substitui Comitê de Gênero do MEC – Por ato
publicado no Diário Oficial da União no dia 25, o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, substituiu o Comitê de Gênero  pelo Comitê de Combate às Discriminações. O Comitê de Gênero contava com significativo apoio da comunidade educacional. A medida é resultado da pressão empreendida pela Frente Parlamentar Evangélica (FPE) sobre o Palácio do Planalto. O Ministério da Educação (MEC), ao transformar o Comitê de Gênero em uma esfera dedicada ao combate a todas às discriminações, corre o risco de promover medidas e orientações vagas, imprecisas e inócuas. Estudos mostram que o machismo e a homofobia não são apenas tolerados como também são ensinados nas escolas brasileiras, resultando em agressões de diversos tipos, além de evasão escolar. Fonte: Blog do Daniel Cara

Polêmica: governo de SP quer reorganizar escolar para ter ciclo único – A medida foi anunciada pelo secretário na terça (22), em entrevista a telejornal da Rede Globo. “O movimento é para que escolas de três ciclos não existam mais e se aumentem as de ciclo único. A mãe que tem um filho de sete, oito anos tenha tranquilidade para que ele esteja em escola com crianças da idade dele”, afirmou Voorwald. O secretário também justificou que com esse modelo “o aprendizado ocorre melhor, a formação do professor ocorre melhor”. Para os docentes, no entanto, o resultado deve ser o oposto. “Não há nesta reorganização nenhuma preocupação pedagógica. Ela é uma mudança física, descolada de um verdadeiro projeto educacional. Vai desorganizar a rede pública. A secretaria, se estivesse de fato preocupada com a qualidade do ensino, valorizaria os profissionais do magistério, resolveria os problemas estruturais das escolas, estabeleceria a gestão democrática na formulação e implementação do projeto político-pedagógico, asseguraria condições de trabalho aos professores e de aprendizagem aos estudantes”, defendeu a presidente da Apeoesp, Maria Isabel Noronha. Fonte: Rede Brasil Atual.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Educa.com - 18.09.2015 - Dia do professor terá baile no Parthenon, sexta dia 9

Edição Bragança Júnior (MG4731JP) - http://blogeducapontocom.blogspot.com.br/ - Uberaba, 18 de setembro de 2015 - 262


 
DIA DO PROFESSOR TERÁ BAILE NO PARTHENON, SEXTA DIA 9
O Sindicato dos Educadores do Município (Sindemu) e dos professores da rede particular (Sinpro) já estão desenvolvendo os últimos detalhes para a realização do baile do dia dos professores. A comemoração será no dia 9 de outubro, sexta-feira, no Parthenon, com animação da banda Pais e Filhos. O Sindemu já marcou as datas para a entrega dos convites, a ser feita apenas na sede do sindicato: de 28 de setembro a 6 de outubro, no horário comercial (8 às 11h e das 13 às 17h). Nos dias 29/09 (terça), 01/10 (quinta) e 05/10 (segunda), haverá plantões até às 20 horas. O ingresso será nominal e intransferível, inclusive o do acompanhante, cujo nome completo deve ser informado já na retirada.

Carreira publicada no Porta Voz: Rejeição à migração será feita até o dia 30 - Com a publicação da sanção do plano de carreira dos educadores municipais no Porta Voz dia 11, o tempo para manifestação contrária à adesão ao novo plano já está correndo e encerra no final deste mês. Na avaliação do Sindemu, o plano somente não é vantajoso para parte dos apostilados e dos apostilados aposentados. Os apostilados da ativa devem procurar a Secretaria da Educação e o RH para fazer cálculos que ajudarão na decisão pessoal dos educadores. Já os aposentados apostilados devem se dirigir ao Ipserv para maiores orientações. Quem não se manifestar terá migração automática para a nova carreira. O plano mantém o mesmo nível atual do educador (não aumenta, nem diminui), alterando apenas a jornada de trabalho e os salários - que devem ter reajuste médio de 5% em outubro, a ser pago em novembro. 

EDITORIAL
Bolsa Família ajuda a diminuir o número de filhos - Não há erro. O título está certo. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) - feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nos últimos dias pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome - mostra que as famílias mais pobres do Brasil foram as que mais reduziram o número de filhos. O levantamento tem como base o período de 2003 a 2013. Entre os 20% mais pobres, a queda no número de nascimentos foi de 15,7%. Entre esses, na região Nordeste - a que mais tem bolsa família -, a redução ficou em 26,4%. A média de redução de filhos com todos os brasileiros foi de 10,7%. Em 2003, a média de filhos por família no Brasil era 1,78. Em 2013, o número passou para 1,59. Entre os 20% mais pobres, as médias registradas foram 2,55 e 2,15, respectivamente. Entre os 20% mais pobres do Nordeste, os números passaram de 2,73 para 2,01. Então aquela tese defendida por muitos que "os pobres fazem filhos para conseguir o bolsa família" é infundada e não passa de puro preconceito. Ao contrário, os números mostram que o programa ajuda a diminuir o número de filhos. Isso porque, o bolsa família obriga as mulheres e crianças a frequentarem as unidades básicas de saúde, criando mais informação. Não é por menos que o bolsa família - embora pouco divulgado - é um programa premiado e de referência para vários países do mundo. Anízio Bragança Júnior - Artigo do Jornal Expresso.

Pimentel cumpre promessa e faz 17,5 mil promoções na rede estadual - A edição de quarta (16) do jornal Minas Gerais trouxe uma lista com cerca de 17.500 promoções de servidores da Secretaria de Estado de Educação (SEE). A medida voltada aos efetivos de todas as carreiras da rede estadual está entre os itens do Acordo assinado entre o Governo de Minas Gerais e o SindUte MG, em maio deste ano. As promoções na Educação estavam congeladas por lei desde 2011 e seriam concedidas em 2016. Com o Acordo, a concessão das promoções foi antecipada para setembro de 2015. Fonte: Educação MG

MEC apresenta proposta de base curricular nacional para consulta pública - O Ministério da Educação (MEC) divulgou na quarta (16) a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNC), que deverá nortear o ensino básico no país. Entre os dias 25 de setembro e 15 de dezembro a pasta receberá contribuições individuais e de entidades do setor pelo portal da BNC para a construção do documento final, que deverá ser entregue até abril ao Conselho Nacional de Educação. "[A proposta] é uma base de discussão para determinar o que cada aluno deve saber de cada disciplina em cada ano", explicou o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Segundo o documento preliminar, a BNC terá 60% dos conteúdos a serem aprendidos na educação básica do ensino público e do privado, e os 40% restantes serão determinados regionalmente. Fonte: Agência Brasil.


CONJUNTURA
g Goiás, Pará e Espírito Santo querem privatizar gestão de escolas públicas - Modelo usa organizações sociais (OS) para livrar governadores do dever de casa e é inspirado em experiência pernambucana que já não deu certo. O governador paraense testará em sua rede um modelo de administração escolar controverso até mesmo nos Estados Unidos, onde foi criado: as chamadas escolas Charter. Públicas, mas administradas pela iniciativa privada. Leia

g Para cientista agrotóxico "glifosato" causará autismo em 50% das crianças até 2025 - O uso excessivo de agrotóxicos em nossa alimentação causa doenças como alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares, entre outros. A Dra. Seneff apontou que grande parte dos alimentos em prateleiras de supermercado contém milho e soja transgênicos, todos com pequenas quantidades de vestígios de glifosato. Leia

g O país não comporta mais retrocesso social - Há um jogo oportunista e míope em torno da crise política, cujo ápice foi a orquestração entre a Folha de S. Paulo, Aécio Neves e colunistas aliados, valendo-se da fragilidade política de Dilma Rousseff para pressionar por mudanças constitucionais que revertam o Estado de bem-estar implementado a partir da Constituição de 1988. Leia

São Paulo: Plano de Educação sancionado é um dos mais ousados do país - A principal meta do plano é o aumento da verba obrigatória à educação municipal. O percentual foi ampliado dos atuais 31% do orçamento da cidade para 33%. O que equivale a um acréscimo de R$ 700 milhões já no primeiro ano de aplicação do plano. Outra meta é zerar a fila de crianças em creches nos próximos dez anos. Para o prefeito Fernando Haddad. A redução do número de alunos por sala de aula é outra meta que o prefeito garante total empenho em cumprir. Hoje, as salas de aula da rede básica municipal têm entre dez e 30 alunos por sala. A redução proposta é da ordem de 15% a 20% no número de alunos por turma. Para o secretário municipal da Educação, Gabriel Chalita, no entanto, é preciso primeiro garantir o acesso de todas as crianças à escola. E isso pode atrasar a meta de redução de alunos por sala. O plano ainda oficializou a instância dos conselhos escolares, com garantia da participação de alunos, professores e pais. E também reconheceu o Fórum Municipal da Educação como instância de debate e elaboração de propostas para a política educacional do município. Fonte: Rede Brasil Atual


Sociedade Civil denuncia na ONU riscos dos direitos das crianças no Brasil - Um documento a ser entregue nos dias 21 e 22 de setembro, em Genebra, durante a revisão do Brasil no Comitê da ONU, denuncia: vários mudanças e acontecimentos em curso no Brasil em 2015 podem violar gravemente os direitos das crianças no Brasil. Redução da maioridade penal, riscos de inviabilização da implementação do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) - determinado por lei no Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014), impactos negativos da privatização da educação; militarização das escolas públicas e os retrocessos na promoção da igualdade de gênero nos planos municipais de estaduais de educação são alguns dos temas destacados no documento. Como anexo do relatório, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação (Campanha Brasileira) e a ONG Ação Educativa produziram o documento Privatização da educação e violação de direitos no Brasil, que está em curso no Brasil. Fonte: Campanha Nacional pelo Direito à Educação. 


sábado, 12 de setembro de 2015

Educa.com - 12.09.2015 - Conquista histórica: Câmara aprova 1/3 extraclasse para os educadores

Edição Bragança Júnior (MG4731JP) - http://blogeducapontocom.blogspot.com.br/ - Uberaba, 12 de setembro de 2015 261

 
CONQUISTA HISTÓRICA!!!!
CÂMARA APROVA 1/3 EXTRACLASSE PARA OS EDUCADORES
Os educadores de Uberaba finalmente terão direito a 1/3 de extraclasse na jornada de trabalho. Pela primeira vez na história haverá o reconhecimento no salário da preparação de aula, montagem e correção de provas, estudo e pesquisa individual. A nova jornada integra a nova carreira aprovada por unanimidade pelos vereadores no último dia 8, atendendo a lei nacional do magistério. Para o professor Adislau Leite, presidente do Sindemu, é um momento histórico para a categoria e para a educação local. “É uma conquista de anos de luta que deve ser bastante comemorado”, ressalta. Além da nova jornada, a nova carreira promoverá um reajuste médio de 5% no salário dos educadores, estipula gratificação para quem atua na educação especial e renomeia a função de pedagogos para “coordenadores pedagógicos”. A manifestação de não adesão ao plano poderá ocorrer até o final do mês (quem não manifestar, terá adesão automática). A mudança ainda depende da sanção do prefeito no Porta Voz para ter validade a partir de 1º de outubro.

Salário de outubro (pago em novembro) deverá conter as primeiras mudanças  – A nova jornada terá novo pagamento nos salários de outubro, com reajuste médio de 5%. As aulas acima do cargo serão considerados extensão da jornada, com pagamento proporcional. A reestruturação com opção de escolha do educador somente será feita no próximo ano. Confira:

CARGO
(1)
Jornada semanal 
1 cargo
Horas (aulas) com alunos
Extraclasse na escola
Extraclasse livre escolha
Novo Piso salarial
(2)
Professor c/ Magistério
27 horas aula
18 horas aulas
4 horas
5 horas
R$ 1.133 (3)
rofessor c/ graduação
27 horas aula
18 horas aulas
4 horas
5 horas
R$ 1.472 (3)
Pedagoga
25 horas
16h40
4 horas
4h20
R$ 1.705
Educadora infantil

39 horas

26 horas

4 horas

9 horas

R$ 1917
(1)   O contratado tem direito à nova jornada e valores, mas não terá progressões. (2) Para calcular o salário no nível de carreira, soma o piso inicial mais a porcentagem correspondente ao nível conforme a tabela de estrutura das carreiras – anexo 1 do novo plano, disponível no sítio do Sindemu. No caso, dos professores, antes multiplicar número de aulas mensais (com extraclasse) pela hora aula da sua classe. (3) Sem o Descanso semanal remunerado

Diário de Classe: Gostaria de externar vários agradecimentos pela conquista inédita A conquista de 1/3 extraclasse é histórica e incalculável na valorização da categoria e da educação pública municipal. É uma vitória sem precedentes. Gostaria de agradecer o apoio, participação e paciência de toda a categoria e pela oportunidade da atual diretoria do sindicato estar à frente desse processo. Agradecer à Prefeitura pelo processo democrático de negociação e pela disponibilidade e boa vontade do seu corpo técnico. Agradecer à Câmara Municipal pela agilidade e disponibilidade. Agradecer a toda sociedade por reconhecer essa demanda da educação local. A nova carreira irá melhorar as condições de trabalho e abre caminho para melhorar a qualidade da educação da parcela da população que mais precisa dela. Já agradeci pessoalmente ao prefeito, mas informei que continuaremos a luta pelo piso salarial integral. HOMENEGAM PELOS 10 ANOS – Nesta terça (15), o Sindicato dos Educadores será homenageado pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Cleber Cabeludo (Pros), pelos seus 10 anos de fundação. Professor Adislau Leite, presidente do Sindemu

EDITORIAL
Uma mudança para ficar na história da educação local A partir de outubro, os educadores municipais terão nos seus salários o reconhecimento de atividades próprias da categoria: pesquisa, estudo individual, preparação e correção de provas. Será a primeira vez na história que esse trabalho integrará de fato o salário dos educadores. Não é pouca coisa. É uma vitória sobre um dos grandes obstáculos da educação de qualidade. A possibilidade de dedicação profissional - mesmo que em tempo pequeno - a estas atividades terá muito significado em médio prazo na melhoria do ensino. A aprovação da medida esta semana na Câmara Municipal coroa um trabalho de pelo menos duas gerações de trabalhadores da educação, que sempre enxergavam a necessidade dessa medida como uma abertura de portas para a educação de qualidade. Não é uma vitória só dos educadores municipais e seu sindicato representativo. É uma conquista também da Prefeitura e da Câmara - que ajudaram a construir essa mudança -, bem como das famílias e comunidades das escolas municipais. A cidade toda vai ganhar. A implantação do 1/3 extraclasse é uma extensão da lei do piso do magistério, que garantiu a obrigatoriedade da medida desde 2011. Como em todas as conquistas dos educadores, está sendo uma vitória suada e longa. Fruto de muita negociação, diálogo e mobilização. Não é o fim da luta. Há muito a conquistar. Mas a vitória atual é tão grande que mereceria uma placa comemorativa a ser lida pelas próximas gerações. Anízio Bragança Júnior, artigo do Jornal Expresso.  

Educação infantil: jurídico debate ações de cumprimento dia 17 no Sinpro Ajuizada no início do primeiro semestre deste ano, as ações de cumprimento nas instituições de educação infantil da rede particular terão destaque em encontro das professoras da rede particular, na quinta (17) às 19 horas no Sinpro. Jurídico de BH, que cuida das ações coletivas, terá participação especial no evento que irá discutir estratégias para combater a e histórica exploração e irregularidade em registros e pagamentos no setor. A diretoria do Sinpro também inicia debates para a campanha salarial 2016 que voltará a reivindicar a equiparação salarial da educação básica. Também esta semana está previsto blitz e notificações de instituições de ensino que tem tido reclamações de pagamentos incorretos ou em atraso denunciados na sede do sindicato. 

CONJUNTURA
g Mínimo terá reajuste real de 0,15% em 2016, vai para R$ 865 O valor é 9,83% superior, em termos nominais, ao vigente (R$ 788). Para 2015, o governo projetou PIB de -1,8% e inflação de 9,25% (IPCA). Leia

g Governo de Minas diz que não tem condições de pagar por produtividade – “Reconhecemos como dívida, mas não podemos pagar. O impacto é quase o de uma folha (de pagamento)”, avisou o secretário de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Helvécio Magalhães, em entrevista ao jornal “O tempo”. Para ele, o modelo não gera qualidade no serviço público. Leia

g União pode se tornar responsável pelo piso salarial dos professores A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta (2) o projeto de lei do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que estabelece a transferência dessa responsabilidade para a União. Leia

Sindicatos pedem ao prefeito ações que valorizem o trabalho em Uberaba Em encontro com o prefeito Paulo Piau (PMDB) na última sexta (11), representantes dos sindicatos dos trabalhadores locais e do Fórum dos Trabalhadores discutiram e solicitaram ao prefeito ações para ampliar as vagas no trabalho, manutenção de direitos trabalhistas e melhorias na unidade dos trabalhadores, incluindo um espaço físico para desenvolver atividades coletivas. Também foram solicitados apoio ao aumento no número de cadeiras na Câmara Municipal e na estruturação de veículos de comunicação comunitários com a visão social dos trabalhadores. Encontro decidiu pela participação dos trabalhadores no Fórum Regional de debates com o governador Fernando Pimentel (PT) na quarta (16), mas fez reserva ao local escolhidos: salão de eventos da ABCZ. Os sindicalistas também manifestaram solidariedade ao prefeito (coordenador regional de campanha da presidente e do atual governador) contra manifestações de deputado local pelo “impeachment sem motivo legal”.

Em seis anos, 40% dos professores do ensino médio poderão se aposentar - Um relatório inédito feito pelo Ministério da Educação mostra que, ao longo dos próximos seis anos, 40% dos cerca de 507 mil professores do ensino médio brasileiro atingirão as condições de idade ou tempo de contribuição para se aposentar. Responsável pelo estudo, o secretário de Educação Superior, Jesualdo Pereira Farias, diz que o governo deve se preocupar com a previsão. O quadro é agravado pela diminuição no número de formandos nos cursos de licenciatura em disciplinas da educação básica: segundo o Censo do MEC, houve uma queda de 16% entre 2010 e 2012. No serviço público, entre os docentes, o requisito para homens é ter 30 anos de contribuição e 55 de idade. Para mulheres, que são 61,5% dos professores do ensino médio, basta ter 50 anos e 25 de serviço. Na iniciativa privada, não há idade mínima, apenas o mesmo tempo de contribuição exigido no setor público. Fonte: O globo

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Educa.com - 02.09.2015 - Câmara atende Sindemu e marca reunião extraordinária



Edição Bragança Júnior (MG4731JP) - http://blogeducapontocom.blogspot.com.br/ - Uberaba, 02 setembro de 2015 - 260


 
CÂMARA ATENDE SINDEMU E MARCA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA
Em reunião com a diretoria do Sindemu, o presidente da Câmara, Luiz Dutra (SD) decidiu acatar solicitação da categoria e marcou para terça (8), uma reunião extraordinária para votar e projeto do novo plano de carreira dos educadores municipais. A diretoria do Sindemu solicitou encontro com o vereador e pediu a aceleração do projeto para evitar mais prejuízos à categoria. O presidente do sindicato, Adislau Leite, agradeceu a decisão e reconheceu a agilidade do Legislativo, após atraso do envio de projeto por parte do Executivo. Votado no dia 8, o projeto terá condições de ser publicado no "Porta voz" no dia 11 de setembro. Também já está acordada com a Prefeitura a diminuição do tempo de não adesão ao novo plano, de forma que o novo salário possa começar a valer em outubro. As aulas acima de 18 horas em sala de aula serão pagas como extensão e a reestruturação da jornada será feita para o próximo ano.

Encontro com apostilados esclarece últimas dúvidas referente à carreira - Encontro na Casa dos Conselhos entre a diretoria do Sindemu, educadores apostilados, representantes do RH e Secretaria da Educação, vereadores (Borjão - DEM, Cleber Cabeludo - PROS e Ismar Marão - PSB) realizado na terça (1), prestou esclarecimentos finais do projeto do plano de carreira. Entendimento jurídico dos representantes é de que as educadoras terão que fazer opção entre continuar apostiladas ou integrar o plano de carreira. Para tanto, o RH e Secretaria da Educação se prontificaram a montar atendimento específico para grupo da ativa calcular (caso a caso) e decidir a melhor opção para a adesão ou não à nova Carreira. APOSENTADOS - Diretores e vices apostilados aposentados revelaram que o grupo não recebeu reajuste salarial devido em junho. A diretoria do Sindemu anunciou que irá acionar o Ipserv para o pagamento retroativo e marcar encontro com a direção do órgão para esclarecer e solucionar medidas de descontentamento da categoria.

Diário de Classe: Sorteada as três educadoras que serão homenageadas na Câmara - Na reunião com educadoras realizamos o sorteio de três educadoras que irão receber o mérito educacional na Câmara Municipal. Trinta e duas escolas atenderam ao Sindicato e enviaram os nomes das educadoras eleitas como destaque entre as colegas. O sorteio feito no encontro evidenciou os nomes das educadoras: Adriana de Macedo (professora do Cemei Luciano Portelinha), Karina Beatriz da Silva (Educadora Infantil do Cemei João Miguel Hueb); e Renata Helena da Costa Silva (Professora da Escola Ricardo Misson). Em audiência com o Sindemu, o presidente do Legislativo, Luiz Dutra, anunciou que irá realizar a homenagem este ano. Todas as educadoras sugeridas pelas escolas vão ser homenageadas em outro evento próprio do sindicato. As escolas que ainda não fizeram a escolha da homenageada ainda podem fazê-lo para esse segundo evento. Professor Adislau Leite, presidente do Sindemu

EDITORIAL
Novos parceiros da educação e saúde que virão pela TV - Muitos professores ainda têm dificuldade de acesso a bons materiais que ajudem a melhorar suas aulas e contextualizar os conteúdos. Já cheguei a indicar a riqueza de programas da TV Escola, fonte de muitos vídeos que coleciono para as aulas. De outra ponta vejo que com satisfação o interessa das pessoas por entrevistas com profissionais da saúde. Percebo que há muita sede de informação e o quanto pouca referência acaba ajudando muitos a uma vida melhor. Pois bem, foi assinado esta semana um acordo que vai garantir para a Uberaba (até 2019) a disponibilidade na TV aberta digital dos canais "TV Escola" e "Saúde", entre outros do Poder Executivo. Será um projeto com recursos da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Assim, com a instalação, toda população terá acesso aos canais se tiver tv digital. A vinda dessas tevês é uma boa notícia. É lógico que ela não soluciona problemas como o padrão de interesse do público televisivo; ou a falta de tempo de pesquisa dos professores e profissionais da saúde; ou ainda a formação insuficiente dos profissionais. No entanto, os novos parceiros podem ter papel multiplicador para combater esses desafios. Com mais informações culturais, educacionais e saúde, fortalece-se a cidadania. Criam-se bases para melhorar a atuação dos profissionais do setor e sua prestação de serviço público. Anízio Bragança Júnior, artigo do Jornal Expresso.  

Sábado de manhã é dia do 'Grito dos Excluídos', com show na Concha - Sindicatos e comunidades da igreja realizam neste sábado (5) o 21º "Grito dos excluídos". É um evento aberto que abre espaço para cidadania ativa e de participação. Com caminhada da praça Rui Barbosa e do pátio da Igreja São Domingos às 8 horas até a Concha Acústica, acolhimento e manifestações dos presentes, shows artísticos, o Grito pretende dar sinais de esperança da construção de um mundo novo, além de fortalecer a mobilização e lutas populares. Em 2015, o lema chama a atenção para a situação de violência e faz um alerta para o poder que os meios de comunicação exercem na manipulação da sociedade: "Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?". Durante a caminhada serão feitos sete momentos de reflexão (sete gritos), pedindo justiça, o fim do preconceito, igualdade social, reforma política democrática, entre outros temas sociais.

Minas: Governo avisa que não haverá mais reajustes ou nomeações - O governo de Minas não irá conceder mais reajustes, nomear concursados ou comissionados neste ano. As negociações com os sindicatos serão mantidas, mas aumentos salariais para este ano não poderão acontecer. O recado do secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães: o dinheiro acabou. Segundo ele, a situação, que já era ruim, piorou. O Estado, diz ele, deve fechar o ano com um déficit de R$ 10 bilhões. A previsão inicial era de R$ 7,2 bilhões. O aumento escalonado firmado com os professores está mantido. Fonte: O tempo.

CONJUNTURA
g Aquecimento climático continua a aumentar, mostra estudo - O mundo continua em trajetória de subida de 2,9 a 3,1 graus até 2100, informa o Climate Action Tracker (CAT), organismo que integra quatro centros de investigação. A Conferência de Paris sobre o Clima, marcada para dezembro, visa a obter um acordo para limitar o aumento da temperatura mundial a 2 graus. Leia

g Na contramão das públicas, escolas particulares discutem educação sexual- Antes baseadas na questão biológica, hoje as aulas estão mais focadas nos aspectos sociais e comportamentais. A escola é o primeiro lugar onde a criança vai se relacionar socialmente e onde começará a sentir interesse sexual. Para os pais, é difícil saber qual é esse momento, mas para os educadores não. Leia

g Professora Beatriz Cerqueira é reeleita presidenta da CUT/MG - A reeleição para a presidência da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) foi no 12º Congresso Estadual (12º Cecut), realizado dias 29 e 30 de agoste em Belo Horizonte. Sua nova gestão será de 2015 a 2019, com renovação superior a 50% e paridade de gênero na diretoria. Leia

Universalização da pré-escola deve ocorrer até 2016; 18% estão fora das salas - No ano que vem, a educação infantil, para crianças de 4 e 5 anos, será obrigatória no Brasil e o país deverá ofertar vagas a todos os que têm essa idade e estão fora da escola. Para cumprir a meta de universalização da pré-escola, que está no Plano Nacional de Educação (PNE), o país tem de incluir 18,6% das crianças nessa faixa etária, conforme dados disponíveis no portal Planejando a Próxima Década, do Ministério da Educação (MEC). "Os números mostram evolução e, mesmo assim, preocupam", diz a coordenadora-geral do movimento Todos pela Educação, Alejandra Meraz Velasco. De acordo com o movimento, em números absolutos, é preciso ainda incluir aproximadamente 790 mil crianças dessa faixa etária na pré-escola - responsabilidade que cabe aos municípios, com apoio dos estados e da União, e às famílias, que têm de matricular as crianças. Segundo Alejandra, para além de simplesmente incluir, é preciso ofertar educação de qualidade às crianças. Fonte: Agência Brasil

IBGE: Em 40% dos municípios, não há secretarias de educação - Cerca de 40% dos municípios brasileiros não têm secretaria para tratar exclusivamente da educação, revela o Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros 2014, pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos últimos anos, porém, houve um aumento do número de cidades que criaram uma pasta para essa modalidade: em 2009, apenas 43,1% dos municípios tinham uma pasta para cuidar só da educação, percentual que passou a 59,2% em 2014. Segundo o IBGE, no ano passado, os municípios eram responsáveis pela gestão das escolas que atendiam 23 milhões de alunos. Fonte: Valor Online