sábado, 27 de dezembro de 2014

Educa.com - 27.12.2014 - Posse da Dilma: Centrais vão comemorar e cobrar



POSSE DA DILMA: CENTRAIS VÃO COMEMORAR E COBRAR
CTB, CUT e outras centrais sindicais do país estão entre as organizadoras do ato político que acontecerá em Brasília no dia da posse da presidente Dilma Rousseff e terá participação de movimentos sociais. Os ativistas sindicais e dos movimentos sociais vão comemorar a vitória e repudiar as tentativas de desestabilizar o governo eleito. No entanto, as centrais vão cobrar coerência de Dilma com o discurso de campanha e condenar as propostas de ajuste fiscal contrárias ao programa que venceu as eleições presidenciais. Fonte: Brasil 247

CONJUNTURA
g Os cuidados com a alimentação nas festas de Ano Novo - O coordenador geral e nutricionista da Rede Nutritodos, Alexander Marcellus, traz dicas de ano novo saudável: abacaxi e frutas antes da ceia, café da manhã e almoço com normalidade. Ouça.
g Filmes financiados com recurso público terão de ter legenda descritiva e Libras A definição é parte de instrução normativa da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e vale para todos os projetos aprovados a partir do dia 18 de dezembro. Leia.

Novo Ministro da Educação prevê reforma no ensino médio A reforma no currículo do ensino médio será a prioridade do novo Ministro da educação, Cid Gomes (PROS). “Não será de um dia para outro, vamos negociar com todo mundo”, disse. A proposta de Cid é a adequação do currículo à aptidão do aluno. Se ele tiver propensão à área de exatas, por exemplo, poderá dar ênfase à Matemática e à Física no ensino médio. Também serão prioridades as promessas de Dilma na campanha: aumento de vagas no tempo integral e do número de matrículas no ensino infantil, com prioridade nas periferias das grandes cidades. Cid provocou polêmica com frase dita durante greve dos professores do Ceará em 2011, quando era governador: "Quem entra na atividade pública – governador, prefeitos, professores e policiais – devem entrar por amor e não por dinheiro". Mas para a Folha de São Paulo disse ter sido mal interpretado, que seus pais foram professores e amavam a profissão. O Estado do Ceará é um dos que não pagam o piso nacional aos professores. Fonte: Uol.

EDITORIAL
De ressaca do Natal, sonho com a prosperidade escolar em 2015 - O Natal passou. Não bebi. No entanto, me inspirei na “boa nova” e sonhei com um mundo melhor. Acordei com ressaca do sonho. Continuei sentindo e lembrando os gostos do sonho bom. Como sou professore enxerguei uma educação melhor. Como teremos um novo ano, pensei: por que não ter um ano de realizações com gostos de melhoria. Comecei a enxergar uma escola gostosa, onde além das aulas os alunos, professores e gestão sentam-se para cantar ao violão e contar “causos”. Pensei na sala de aula com conteúdos de interesse dos jovens (trabalho com ensino médio). E, por isso, haveria jovens interessados em conhecer o que a sociedade já produziu e o que virá sobre os temas estudados. Pensei numa escola onde as pessoas estão bem. Os profissionais recebem um salário justo e têm condições boas para o trabalho. Os jovens têm menos problemas em casa e mais estrutura para exercer o ofício de estudar, sem pressão para fazer cursos e se tornar mão-de-obra rápida. Os gestores tem autonomia para dialogar com seus pares e encontrar as boas soluções. Sonhei dormindo e acordado com um ano onde as provas e notas passassem como despercebidos, embora realizados por todos. Vejo acima de tudo, os alunos de todas as culturas participando de tudo, gostando da escola (e não só pelo recreio e pelos esportes). É o que queria projetar (ao menos em parte) como prosperidade para 2015. Anízio Bragança Júnior.

Mais de 90% dos alunos concluem ensino médio sem aprender matemática
No Brasil, mais de 90% dos estudantes terminaram o ensino médio em 2013 sem o aprendizado adequado em matemática, segundo o movimento 'Todos pela Educação'. Tomando por base avaliações do Ministério da Educação, o movimento concluiu que apenas 9,3% desses estudantes aprenderam o conteúdo adequado para o período. O índice é menor que o anterior, registrado em 2011, quando 10,3% garantiram o aprendizado. Além de matemática, o aprendizado em português também apresentou queda, na avaliação feita no terceiro ano do ensino médio, de 2011 para 2013. O percentual de alunos com aprendizado adequado caiu de 29,2% para 27,2%. "É o terceiro ano consecutivo em que cai o aprendizado em matemática e agora caiu também em português. É um grito de socorro. O ensino médio está piorando no Brasil", avalia a diretora executiva do movimento, Priscila Cruz. Fonte: Agência Brasil


Educa.com fará recesso para descanso e ajustes técnicos – O informativo “Educa.com” fará um recesso para descanso e ajustes técnicos na sua redação, voltando após na segunda quinzena de janeiro. Junto com o Sinpro e Sindemu, desejamos a todos um próximo ano de alegrias, conquistas e esperança numa melhor realidade educacional.  

sábado, 20 de dezembro de 2014

Educa.com - 19.12.2014 - Dia 23: Auto de Natal terá folia de Reis e caminhada



DIA 23: AUTO DE NATAL TERÁ FOLIA DE REIS E CAMINHADA
Na sua 15ª edição, o “Auto de Natal” promovido pelo Sinpro, demais sindicatos e voluntários estará recheado de apresentações teatrais e artísticas. Antes do presépio vivo e do anúncio do nascimento coordenado pelo professor Décio Bragança, haverá encenações teatrais e musicais (inclusive em libras). Após o presépio e apresentação do nascimento de Jesus, a “boa nova” será saudada por uma folia de reis. As atividades vão ocorrer no dia 23 às 7h30 e percorrerão os hospitais Hélio Angotti e Universitário, asilo São Vicente, penitenciária e uma obra da construção civil. Às 11h30, haverá concentração na Praça Jorge Frange para uma caminhada até o calçadão da Rua Artur Machado, onde haverá a apresentação final.

Mensalidades altas não podem ser justificadas no salário dos professores - Para 2015, as escolas particulares têm aplicado um aumento médio de 14% (com variação de 12% a 16%) nas mensalidades escolares, em um cenário de inflação que não chega a 7%, conforme já noticiado pela imprensa mineira. Mas para o presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis, o reajuste não pode ser justificado no reajuste dos professores: “Não podemos aceitar que se jogue nas costas dos professores a culpa pelo aumento das mensalidades escolares. Na verdade, não temos esse retorno que os donos de escolas afirmam, ao justificar que os aumentos são por causa do reajuste salarial dos professores”. Ele lembrou que a Convenção Coletiva dos professores é renovada somente entre fevereiro e abril, quando há acordo. Portanto, o aumento das mensalidades é divulgado no final do ano, no momento em que ainda nem sequer iniciaram as negociações sobre o reajuste salarial dos professores. Fonte: Sinpro MG
g PROFESSORA UBERABENSE PREMIADAA professora Núbia Nogueira foi uma das vencedoras do prêmio Educa Minas para a diversidade. Sinpro e SindUte premiaram ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas mineiras até 2013, envolvendo os universos étnicos e raciais dos povos negros e indígenas.

Assembleia do SindUte indica Marilda para a Superintendência – Atendendo estratégia estadual, o Sindute Uberaba indicou em assembleia o nome da sua ex-coordenadora regional e atual subsecretária Municipal da Educação, Marilda Ribeiro para o cargo de Superintende Regional da Educação. A escolha no encontro foi por unanimidade. Os nomes indicados em todas as regionais serão levados para a Comissão de transição do governador Fernando Pimentel (PT). Além de professores da cidade, participaram do encontro lideranças de Frutal, Araxá e Sacramento.

CONJUNTURA
g EUA tomam medidas para normalizar laços com Cuba- Os Estados Unidos e Cuba estão tomando medidas para normalizar as relações diplomáticas entre os dois países mais de 50 anos depois da ruptura, em uma mudança dramática na política dos EUA. Leia.
g Brasil marcou um ‘golaço’ ao financiar porto em Cuba – Com o porto de Mariel e outros investimentos em Cuba, o Brasil é um dos países mais bem posicionados para se beneficiar da queda do embargo americano à ilha. Leia.
g Pimentel chama 'xerife' de SP para devassa em Minas - O governo de Minas Gerais terá novos mecanismos de controle e combate à corrupção a partir da posse de Fernando Pimentel, do PT, em janeiro. Para isso, ele convidou o controlador-geral do município de São Paulo, Mário Vinícius Spinelli, para exercer função semelhante em Minas. Leia.
g Justiça proíbe publicidade de cerveja e vinho no rádio e TV entre 6h e 21h - Uma decisão da 4ª Turma do Tribunal Federal da 4ª Região (TRF4) restringiu a publicidade de bebidas com teor alcoólico igual ou superior a 0,5 grau Gay Lussac (GL). Com isso, comerciais de cerveja e vinho, por exemplo, só poderão ser veiculados em emissoras de rádio e televisão entre as 21h e às 6h. Leia.

Diário de Classe: Pauta entregue na Comissão de Educação na Câmara Além da Prefeitura, a pauta de reivindicações dos educadores municipais também foi entregue ao presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal. Vereador Borjão (DEM). Na oportunidade ele fez contato com a Secretária Municipal e pediu agilidade nas demandas feitas pelos educadores. Gostaria também de chamar a atenção de todos para a portaria 052 do jornal “Porta Voz” 1245, que trata do calendário escolar. O artigo 1º diz que o calendário tem de ser aprovado pelo Conselho escolar e apresentado à comunidade. Ou seja, não é uma peça pronta somente para homologação. Adislau Leite, presidente do Sindemu.

Regional do Sinpro terá recesso até 4 de janeiro A regional do Sinpro em Uberaba terá recesso no atendimento nas festividades de final de ano. O período terá início na próxima semana e segue na semana de ano novo, retornando na segunda-feira, 4 janeiro. Já o Sindemu terá horário especial apenas na véspera do natal e ano novo, com atendimento das 8 às 11. Durante as férias, o atendimento será das 7 às 11h e das 13h às 17h. 

EDITORIAL
Natal: você quer uma arma como presente para sua família? - Neste final de ano estamos sendo surpreendidos pela proposta de um grupo de deputados federais - inclusive um de Uberaba, o deputado Marcos Montes (PSD) - propondo a derrubada do estatuto do desarmamento. A lei publicada em 2003 estabeleceu diversas limitações para que brasileiros tivessem acesso à compra de armas e balas. A ideia dos deputados - que tiveram campanhas financiadas pelas indústrias de armas do Brasil - é de facilitar a compra de armas. Permitir que jovens de 21 anos (hoje 25) já possam comprar armas, permitir acesso a 5 mil balas por ano, aumento no número de armas para cada pessoa, aumentar as pessoas (700 mil advogados) com autorização ao porte de arma. Sob o argumento de que as pessoas precisam se armar para se defender da violência, o grupo quer mesmo é favorecer a indústria, suas vendas e o lucro do seu parceiro eleitoral. Porém, todos sabem o que ocorrem quando se tem arma em casa: mais acidentes, uso nos momentos de discussão familiar, aumento no número de vítimas de violência. Ao contrário do que o grupo aponta, o número de homicídios por arma de fogo e população diminuiu desde 2003. Não é a toa que o Brasil é parabenizado mundialmente pela lei que levou ao desarmamento. Chega a ser uma contradição. Em pleno Natal, os deputados podem aprovar esse presente de grego: facilitar que uma arma chegue à sua família. Se você é contra essa proposta está na hora de manifestar sua posição aos deputados locais. Anízio Bragança Júnior, artigo do Jornal Expresso.

Prefeituras fecham salas de educação integral para criar vaga no ensino infantil - Para atender a meta de matricular todas as crianças de 4 e 5 anos na pré-escola até 2016, redes municipais estão transformando vagas de turno integral em cadeiras de turno parcial. Foz do Iguaçu (PR) é uma delas, desde o início deste ano a prefeitura deixou de oferecer matrícula em período integral para crianças nessa idade. O objetivo é criar rapidamente vagas para suprir a obrigatoriedade até 2016. Em 2013, 71,8% das crianças nessa faixa etária eram atendidas em unidades escolares no município, segundo dados da Pnad. Com a redução dos turnos, a rede passou de 3.200 para 4.888 matrículas na pré-escola – além das cadeiras que serão disponibilizadas em seis novos Centros Municipais de Educação Infantil. A manobra não foi bem recebida por pais que trabalham e antes podiam deixar seus filhos sob os cuidados da escola durante todo o período de trabalho, por seis horas ou mais. Segundo o Conselho Tutelar do município, cerca de 50 reclamações foram feitas neste ano. “Como isso não é ilegal, não podemos fazer nada”, afirma Raphael Pereira, conselheiro de Foz do Iguaçu. A mudança de turno também deve ser adotada por Blumenau (SC) para atingir sua meta. Fonte: IG

CNTE: Vitórias e alertas de 2014 - Este ano foi marcado por importantes conquistas
para a sociedade brasileira, apesar dos sinais de alerta na economia e na política turbinados por manchetes e factoides veiculados na “grande mídia”, que trabalha diuturnamente em favor dos interesses das classes dominantes. No primeiro semestre, após três anos e meio de intensas batalhas, a sociedade organizada fez aprovar o Plano Nacional de Educação com previsão de investimento de 10% do PIB na educação. Resta, a partir de agora, lutar pela implementação desse significativo percentual, fazendo com que os recursos sejam canalizados para as escolas e universidades públicas por meio da vinculação de novas verbas (do petróleo e de impostos e contribuições sociais ainda não carimbadas, ou até então vinculadas em patamares insuficientes) e da instituição do Custo Aluno Qualidade que sirva de referência para a promoção de outro estágio de qualidade educacional. Fonte: CNTE

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Educa.com - 12.12.2014 - Superintendência: Pimental aceita ouvir o SindUte



SUPERINTENDÊNCIA: PIMENTEL ACEITA OUVIR O SINDIUTE
O Sind-UTE/MG já participou de duas reuniões com a equipe de transição do governador eleito Fernando Pimentel (PT). Foram entregues várias propostas e entre elas a necessidade de democratizar o papel e as gestões das Superintendências Regionais de Ensino (SRE’s). A equipe de transição já concordou em substituir todos os atuais superintendentes e ouvir a categoria na escolha dos novos nomeados para a função. A intenção do sindicato é combater os “loteamentos” de cargos públicos por acordos que não atendem interesses da categoria e nem da educação. Mais ainda: transformar as SRE’s em espaços de apoio pedagógico e administrativo que atenda as escolas; construir o respeito à autonomia escolar, os trabalhadores e estudantes; Mudar o papel burocrático, opressor e policialesco atual das superintendências. A direção sindical determinou a realização de plenárias regionais para democratização das SRE’s com debate dos novos papéis da Superintendência. Na subsede de Uberaba, a plenária está marcada para segunda às 15 horas na sede do sindicato (Rua Álfem Paixão, 185 - Mercês).

Educadores querem que PMU negocie o pagamento integral do piso – A
retomada de negociações para o pagamento integral do piso foi a principal reivindicação aprovada na assembleia das educadoras municipais realizada no último dia 08. A categoria propõe que a Prefeitura estabeleça um calendário para o pagamento da integralidade do piso. As educadoras também manifestaram não abrir mão do 1/3 de extraclasse em 2015, item prometido pelo prefeito durante negociação. A pauta de reivindicações também pede o índice a ser sugerido pelo MEC nos salários de janeiro mais 6% - diferença na variação consolidada do Fundeb não repassados ao valor do piso, tíquete alimentação no valor de R$ 500, igualar salário de diretores e vices dos Cemeis com os das escolas, concurso público, reestruturação do período integral, revisão da jornada ampliada, professores e técnicos de informática nas escolas, além de maior velocidade na internet. A pauta está sendo encaminhada à Prefeitura. 

Plano de carreira “tranca a pauta” do Conselho do Fundeb – Novos encontros do Conselho Municipal de Acompanhamento do Fundeb estão condicionados à apresentação da nova proposta do plano de carreira das educadoras locais. A medida foi aprovada pelos conselheiros no mês passado, depois do anúncio da Secretaria Silvana Elias de que o plano “está saindo do forno”. Os conselheiros do Fundeb entenderam que somente podem analisar e aprovar contas do fundo se tiver uma noção concreta do impacto financeiro e social que o novo plano de carreira terá na educação municipal. A apresentação imediata do plano também foi aprovada na pauta de reivindicação das educadoras municipais.

CONJUNTURA
g Bolsonaro diz à deputada Maria do Rosário que não a estupra porque ela não merece - PT, PCdoB, PSol e PSB pedem cassação do mandato do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ). Segundo partidos, ele desrespeita a Constituição Federal, o Código de Ética e Decoro Parlamentar e o Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Leia.
g Comissão Nacional da Verdade entrega relatório final à sociedade – O trabalho durou dois anos e sete meses. São duas mil páginas em relatório que contam a história e os detalhes de 434 mortos e desaparecidos em violações de direitos humanos praticadas entre 1946 e 1988. Leia.
g Senado dos EUA diz que a CIA torturou e mentiu aos norte-americanos - Privação do sono durante uma semana, alimentação forçada por via retal, ameaças de morte aos detidos e seus familiares e o recurso ao método de quase afogamento (waterboarding), são apenas algumas das descobertas macabras do relatório do Senado norte-americano. Leia.
g Como a maior rede de rádio do Brasil se tornou voz da extrema-direita - A Jovem Pan deixou de ser uma rádio. É, hoje, um centro de propaganda de ideias terrivelmente reacionárias. Os ouvintes são bombardeados com comentários de extrema direita produzidos por Joseval Peixoto, Reinaldo Azevedo, Rachel Sheherazade e José Nêumanne, para citar alguns. Leia.

Diário de Classe: Pagamento no feriado 7 de setembro tem de ser em dobro Não está correto substituir ou trocar qualquer dia letivo por outro em domingos e feriados. A legislação trabalhista é clara que o trabalho nestes dias deve ser pago em dobro. Além disso, a legislação aponta que o trabalho neste dia também necessita ser negociado com o sindicato da categoria. Estamos solicitando essa reparação com antecedência por parte do Município. Alertamos também à categoria que participe dos encontros do Conselho Escolar e exijam que o calendário seja debatido democraticamente sem imposições de datas forçadas como ocorre no dia da independência. Adislau Leite, presidente do Sindemu.

Ricardo Misson vai ser transformada em escola municipal A Prefeitura de Uberaba anunciou em reunião com os pais de alunos que vai assumir a escola Ricardo Misson, localizada no bairro Estados Unidos. Administrada pela Uniube, a escola oferece ensino gratuito por meio de bolsas integrais, situação que garantia o “status” de filantropia à universidade. Com a mudança na legislação, a Uniube anunciou de surpresa o fechamento da unidade para o final do ano, criando um impasse para as 15 professoras e os 300 alunos do ensino infantil e fundamental 1. Levado o caso ao Município, a Prefeitura anunciou a integração da unidade à rede pública de ensino. O Sinpro e pais dos alunos solicitaram também o aproveitamento das professoras da escola, que terão uma situação delicada de emprego nesta virada de ano. A Secretária Silvana Elias disse que irá estudar a medida, embora preveja complicações legais com a demanda. REDE PARTICULAR – O Sinpro fez a entrega da pauta de reivindicações da campanha salarial da categoria no último dia 8 e aguarda agora uma posição do sindicato patronal.  

EDITORIAL
Direitos Humanos: Coletivo local cria articulação para 2015 - Na última quarta-feira, 10 de dezembro, foi comemorado o dia internacional dos Direitos Humanos. O tema foi longamente debatido nos meios de comunicação, pois foi a data escolhida para a divulgação do relatório da Comissão da Verdade. O texto, que estará disponível na internet, descreve os crimes de Estado brasileiro realizados durante a Ditadura. Em Uberaba, a regional do Sindicato dos Professores (Sinpro) realizou um encontro no dia para debater o tema. Uma das tônicas da reunião foi da necessidade de mostrar à população que Direitos Humanos é muito mais do que a visão reducionista de benefício de presidiários, como é divulgado de forma deturpada pela mídia tradicional. Em Uberaba existe Comissão de Direitos Humanos da Arquidiocese (igreja católica), da Câmara de vereadores e da Ordem dos Advogados do Brasil. Junto a eles participaram um grupo de sindicalistas, professores e militantes sociais interessados no tema. Aprofundar a divulgação do relatório da Comissão da verdade, criação de um coletivo com participação ativa dos sindicatos, produzir materiais para as escolas, encontro oficial para comemorar o dia, articulação das forças sociais e democratizar a mídia foram ações tiradas no encontro. Em fevereiro já estão programados encontros da Comissão Arquidiocesana dos Direitos Humanos e do coletivo sindical. No entanto, o mais importante: abriu-se uma articulação coletiva para 2015. Anízio Bragança Júnior, artigo do Jornal Expresso.

Profissionais da educação no Rio denunciam retaliação após greve - Um grupo de profissionais da educação fez ato no último dia 10 para denunciar a retaliação e falta de cumprimento de acordos, após a greve deste ano. A manifestação, denominada “Ceia da Indignação”, ocorreu na Cinelândia e contou com um presépio humano e uma ceia de pão e água, “que é como a categoria se encontra”, segundo a coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), Marta Moraes. A sindicalista esclareceu: “Nós estamos fazendo denúncia contra o baixo salário, a redução da nossa grade curricular, o fechamento de escolas e a perda de lotação dos professores do estado. Os professores do município estão tendo corte de salário desde julho, funcionários administrativos também. Os profissionais que fizeram a greve estão tendo descontados [os dias parados] todo mês, desde julho. Teve gente com desconto na folha de novembro”. O desconto salarial foi embasado na declaração de ilegalidade da greve feita pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. No entanto, o sindicato obteve uma liminar contra a medida que não foi respeitada pela Prefeitura. Fonte: Agência Brasil.

Apenas 54,4% dos jovens concluem do ensino médio até os 19 anos, diz
estudo - Levantamento divulgado pelo movimento Todos pela Educação mostra que, em 2013, apenas 54,3% dos jovens brasileiros conseguiram concluir o ensino médio até os 19 anos. O indicador foi calculado com base nos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2013. A idade considerada ideal para terminar o ensino médio é 17 anos. O índice, no entanto, vem apresentando melhora ao longo dos anos. Em 2007, 46,6% dos jovens concluíram o ensino médio até os 19 anos. Em 2009, foram 51,6% e, em 2012, 53%. Fonte: Uol Educação
 
Vem aí o Auto de Natal – O anúncio da Boa Nova este ano será comandada pelos sindicatos de trabalhadores e terá como prioridade os locais de trabalho de diversas categorias. A atividade, que tem como coordenador do professor Décio Bragança, será realizada na manhã do dia 23 de dezembro e contará com participação especial de uma folia de reis. A participação é aberta a todos.