sábado, 27 de dezembro de 2014

Educa.com - 27.12.2014 - Posse da Dilma: Centrais vão comemorar e cobrar



POSSE DA DILMA: CENTRAIS VÃO COMEMORAR E COBRAR
CTB, CUT e outras centrais sindicais do país estão entre as organizadoras do ato político que acontecerá em Brasília no dia da posse da presidente Dilma Rousseff e terá participação de movimentos sociais. Os ativistas sindicais e dos movimentos sociais vão comemorar a vitória e repudiar as tentativas de desestabilizar o governo eleito. No entanto, as centrais vão cobrar coerência de Dilma com o discurso de campanha e condenar as propostas de ajuste fiscal contrárias ao programa que venceu as eleições presidenciais. Fonte: Brasil 247

CONJUNTURA
g Os cuidados com a alimentação nas festas de Ano Novo - O coordenador geral e nutricionista da Rede Nutritodos, Alexander Marcellus, traz dicas de ano novo saudável: abacaxi e frutas antes da ceia, café da manhã e almoço com normalidade. Ouça.
g Filmes financiados com recurso público terão de ter legenda descritiva e Libras A definição é parte de instrução normativa da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e vale para todos os projetos aprovados a partir do dia 18 de dezembro. Leia.

Novo Ministro da Educação prevê reforma no ensino médio A reforma no currículo do ensino médio será a prioridade do novo Ministro da educação, Cid Gomes (PROS). “Não será de um dia para outro, vamos negociar com todo mundo”, disse. A proposta de Cid é a adequação do currículo à aptidão do aluno. Se ele tiver propensão à área de exatas, por exemplo, poderá dar ênfase à Matemática e à Física no ensino médio. Também serão prioridades as promessas de Dilma na campanha: aumento de vagas no tempo integral e do número de matrículas no ensino infantil, com prioridade nas periferias das grandes cidades. Cid provocou polêmica com frase dita durante greve dos professores do Ceará em 2011, quando era governador: "Quem entra na atividade pública – governador, prefeitos, professores e policiais – devem entrar por amor e não por dinheiro". Mas para a Folha de São Paulo disse ter sido mal interpretado, que seus pais foram professores e amavam a profissão. O Estado do Ceará é um dos que não pagam o piso nacional aos professores. Fonte: Uol.

EDITORIAL
De ressaca do Natal, sonho com a prosperidade escolar em 2015 - O Natal passou. Não bebi. No entanto, me inspirei na “boa nova” e sonhei com um mundo melhor. Acordei com ressaca do sonho. Continuei sentindo e lembrando os gostos do sonho bom. Como sou professore enxerguei uma educação melhor. Como teremos um novo ano, pensei: por que não ter um ano de realizações com gostos de melhoria. Comecei a enxergar uma escola gostosa, onde além das aulas os alunos, professores e gestão sentam-se para cantar ao violão e contar “causos”. Pensei na sala de aula com conteúdos de interesse dos jovens (trabalho com ensino médio). E, por isso, haveria jovens interessados em conhecer o que a sociedade já produziu e o que virá sobre os temas estudados. Pensei numa escola onde as pessoas estão bem. Os profissionais recebem um salário justo e têm condições boas para o trabalho. Os jovens têm menos problemas em casa e mais estrutura para exercer o ofício de estudar, sem pressão para fazer cursos e se tornar mão-de-obra rápida. Os gestores tem autonomia para dialogar com seus pares e encontrar as boas soluções. Sonhei dormindo e acordado com um ano onde as provas e notas passassem como despercebidos, embora realizados por todos. Vejo acima de tudo, os alunos de todas as culturas participando de tudo, gostando da escola (e não só pelo recreio e pelos esportes). É o que queria projetar (ao menos em parte) como prosperidade para 2015. Anízio Bragança Júnior.

Mais de 90% dos alunos concluem ensino médio sem aprender matemática
No Brasil, mais de 90% dos estudantes terminaram o ensino médio em 2013 sem o aprendizado adequado em matemática, segundo o movimento 'Todos pela Educação'. Tomando por base avaliações do Ministério da Educação, o movimento concluiu que apenas 9,3% desses estudantes aprenderam o conteúdo adequado para o período. O índice é menor que o anterior, registrado em 2011, quando 10,3% garantiram o aprendizado. Além de matemática, o aprendizado em português também apresentou queda, na avaliação feita no terceiro ano do ensino médio, de 2011 para 2013. O percentual de alunos com aprendizado adequado caiu de 29,2% para 27,2%. "É o terceiro ano consecutivo em que cai o aprendizado em matemática e agora caiu também em português. É um grito de socorro. O ensino médio está piorando no Brasil", avalia a diretora executiva do movimento, Priscila Cruz. Fonte: Agência Brasil


Educa.com fará recesso para descanso e ajustes técnicos – O informativo “Educa.com” fará um recesso para descanso e ajustes técnicos na sua redação, voltando após na segunda quinzena de janeiro. Junto com o Sinpro e Sindemu, desejamos a todos um próximo ano de alegrias, conquistas e esperança numa melhor realidade educacional.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário