sexta-feira, 25 de julho de 2014

Educa.com - 25.07.2014: PMU consegue baixar salários das professoras



PMU CONSEGUE BAIXAR SALÁRIOS DAS PROFESSORAS

Professoras da rede municipal de ensino que trabalham 60 horas semanais (40 horas em sala de aula) a partir da dobra de turno tiveram uma surpresa extremamente desagradável nas últimas semanas: redução de R$ 300 a R$ 400 nos salários. Para manter a única oportunidade de receber o piso nacional dos educadores, que é trabalhando em dois cargos (ou 60 horas semanais), diversas professoras realizaram o processo seletivo da rede. Recentemente elas foram chamadas pelo RH do Município para deixar formalmente a dobra e assinar o contrato de temporários. As educadoras, no entanto, não foram avisadas de que a mudança significaria um pagamento no valor inicial da classe "A" (ou formação magistério) independente da graduação das profissionais do ensino, o que significa diminuição nos salários. "Foi uma covardia o que fizeram com as educadoras, que agora terão que fazer milagres para ajustar as contas familiares", analisa o presidente do Sindemu, Adislau Leite. O Sindicato está enviando ofício ao RH e à Secretaria da Educação, pedindo retratação na mudança salarial das educadoras e o fim da economia nos salários e verbas educacionais.

Professora com licenciatura já perde R$ 500 todo mês sem 1/3 extraclasse - Desde que foi instituída a lei do piso nacional salarial, a Prefeitura deixa de pagar cerca de R$ 500 para cada uma das educadoras que tem curso superior e estão na função de professora da rede. O valor seria deveria ser pago de forma equivalente a 1/3 do tempo de trabalho da sala de aula, que a Prefeitura descumpre, mesmo com decisão judicial de 1ª instância favorável aos trabalhadores. O Município tem pago somente as 20 horas aulas de trabalho dos educadores de cada cargo. Outras dez horas exigidas pela lei para estudo, pesquisa e correção de provas significariam quase R$ 500 a mais no piso inicial da classe "C" (graduação) na jornada atual que hoje vale R$ 1103. Em negociação recente com o Sindemu, o prefeito Paulo Piau (PMDB) definiu 5 de setembro como data para dar uma posição aos educadores sobre a jornada de 1/3 extraclasse e cronograma para pagamento do piso salarial.

EDITORIAL
Avaliação: os mais pobres e os da periferia terão resultado inferior – “Como as provas não valia nada (sic), nem ponto, ninguém quis colar”, “É só mirar o chute , e tentar fazer o gol. Nem precisa mirar!”, “o povo da minha sala ficava assim ‘aposto com você que eu termino primeiro que você”, “Dava dois minutos, a professora chegava no primeiro da fila, já tinha gente entregando. Professora acabei! Mas já?, respondia ela.”Os trechos acima são depoimentos de alunos da rede pública local em pesquisa feita por mestrandos da Universidade Federal de Uberlândia. Os alunos relatam o comportamento  diante de avaliações oficiais, com testes padronizados feito pelos governos.Muitos culpam os alunos pelo descaso com provas e o ensino. Não concordo. Afinal, parte das avaliações tem pouco valor para as escolas. E a maioria das avaliações baseadas em testes rejeitam a condição social dos alunos ou o modo de trabalho da escola. Vou explicar: as avaliações que comparam os ensino das escolas são baseadas em testes com alunos. OK? No entanto, pesquisas científicas mostram que 70% do conhecimento dos alunos não vem da escola, mas sim da sua condição cultural. Isso quer dizer que os que tem mais acesso a recursos e conhecimentos extraescola terão mais sucesso.Ora, os mais pobres, os discriminados, os que moram na periferia terão - em geral - resultado inferior aos demais. Isso serve também para as escolas. Por isso no Plano Nacional da Educação previu a necessidade de criar um novo modelo de avaliações que superem a superficialidade dos testes padronizados. Este é o desafio.  Anízio Bragança Júnior, artigo do Jornal Expresso

SindUte decide repor corte de ponto da greve 2014 – Os trabalhadores da
educação da rede estadual que participaram da greve 2014 e tiveram corte de ponto nos salários vão receber de volta o valor descontado. A iniciativa é do SindUte, a partir de um fundo de greve formado com o valor do imposto sindical, recebido pela primeira vez na instituição. A reposição do valor descontado já foi aprovado nas instâncias internas do sindicato. O trabalhador do ensino deverá procurar a sede da entidade para preencher o termo de compromisso e apresentar junto o contracheque identificando o valor do desconto. Mais informações nas subsedes.  g CUMPRIR HORÁRIO SEM AULA - Causou mal estar nas escolas estaduais determinação verbal dada pelo Superintendente de ensino na reunião das diretoras, que estas não liberem os professores durante empréstimo de várias escolas para hospedar atletas da fase estadual do Jemg. Os alunos das escolas terão apenas atividades dirigidas feitas em casa.

Justiça proíbe cobrar mensalidades em pós-graduação de universidade pública - A 6ª turma de desembargadores do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, localizado em Brasília, decidiu, por unanimidade, considerar como "ilegítima" a cobrança de mensalidades nos cursos de pós-graduação em nível de especialização e MBA (da sigla em inglês, Master Business Administration) realizados em universidades públicas. Nestas instituições, os cursos de mestrado e doutorado já são gratuitos. "A cobrança de taxa de matrícula ou mensalidade em qualquer curso ministrado em estabelecimento oficial de ensino público viola o disposto no art. 206, IV, da Constituição Federal [normativo que prevê a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais]", afirma documento que resume o voto dos desembargadores. Fonte: IG Educação

CONJUNTURA
g Em seis anos, país reduz em 22% sua pobreza multidimensional – A fatia da população próxima à pobreza multidimensional caiu de 11,2% para 7,4%. A proporção de pessoas em pobreza severa passou de 0,7% para 0,5% na mesma comparação. Os dados foram revelados esta semana pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Segundo levantamento, a parcela da população brasileira com privação de bens caiu de 4% para 3,1%, entre 2006 e 2012.  Leia  g Maioria dos pisos salariais tem reajuste acima da inflação - A maioria (95%) dos pisos salariais negociados em convenções e acordos coletivos teve aumento real (acima da inflação) em 2013, segundo pesquisa divulgada pelo Dieese. Foram analisados pisos incluídos em 685 negociações pelo país. O reajuste ficou, em média, 2,8 pontos acima do INPC-IBGE. Os resultados, embora positivos, ficaram abaixo do apurado em 2012, quando 98% dos acordos tiveram aumento real, cujo índice também foi maior (5,6 pontos) reservas. Leia  g Documentos põem em xeque demissões no metrô de SP - Documentos do Metrô de São Paulo enviados ao Ministério Público revelam inconsistências nas motivações alegadas pela direção da empresa ao demitir por justa causa 42 metroviários após a última paralisação da categoria, ocorrida entre 5 e 9 de junho. As evidências reforçam a tese de que houve perseguição política aos grevistas. A companhia acusa funcionários de terem cometido depredações que não constam da lista oficial dos patrimônios supostamente danificados durante as ações de greve. Por outro lado, elenca prejuízos à infraestrutura sem atribuí-los a nenhum metroviário. Leia.

UFTM abre inscrições para curso de aperfeiçoamento em educação no campo  
- O curso terá 240 horas na condição de semi-presencial, com aulas presenciais aos sábados e tem como objetivo ampliar o acesso à formação continuada para profissionais com atuação na educação do campo. Serão 40 vagas para cada um dos polos que estão sendo criados em Uberaba e em Frutal. As inscrições poderão ser feitas diretamente por e-mail da coordenadora do curso leandra.domingues@hotmail.com com dados do cursante (nome, CPF, telefone, e-mail, município, rede de ensino, nome e código da escola no INEP) ou no sítio da Prefeitura de Uberaba. O curso terá aula inagural no dia 26 de julho às 13 horas no cinema da UFTM no shopping Urbano Salomão.

Curso de extensão em Educação Musical com inscrições abertas - O Conservatório de Música Renato Frateschi está com inscrições abertas até o dia 3 de agosto por meio do sitio http://www.conservatoriofrateschi.com.br/extensao1.htm. O curso é relativo ao 2º semestre de 2014 e está voltado prioritariamente à formação continuada do educador que atua na rede pública. Serão 120 horas divididas em dois Módulos de 60 horas cada.

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