quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Educa.com - 09.10.2015 : Escola reconhece erro e sinpro estuda acordo na JT



Edição Bragança Júnior (MG4731JP) - http://blogeducapontocom.blogspot.com.br/ - Uberaba, 09 de outubro de 2015265
 

ESCOLA RECONHECE ERRO E SINPRO ESTUDA ACORDO NA JT
Em audiência na Justiça do Trabalho, escola particular de educação infantil de Uberaba denunciada pelo Sinpro por descumprir a Convenção de trabalho reconheceu o erro no tratamento com as professoras. Diante do quadro, a diretoria do Sinpro estuda proposta de acordo, com a instituição reconhecendo e registrando legalmente a função das professoras a partir daquele momento. A ação poderia ser suspensa com a garantia do cumprimento do acordo e a ressalva de que se deixaria a cargo de cada professor a aceitação da medida. Outra audiência foi feita à revelia da escola, enquanto outra se defendeu dizendo que não era escola, mas instituição de caridade. As sentenças devem sair na próxima semana. Cerca de dez escolas infantis estão respondendo ações de descumprimento movidas pelo Sinpro na Justiça do Trabalho.

Sindicato recusa acordo para proposta indecente do FCETM / Cesube – A direção da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM / Cesube) propôs a suspensão da audiência em troca do pagamento em 2016 das férias e 13º não pagos de 2013 e 2014. Ou ainda pagar agora, mas sem multa. A direção do Sinpro considerou indecente a proposta e avaliou que havia uma tentativa de adiar ainda mais o pagamento devido dos professores da instituição. No entanto, se comprometeu a receber por escrito a proposta e avaliar com os professores envolvidos até o dia 16 de outubro, data prevista para a sentença. A Associação Comercial e Industrial de Uberaba (Aciu), corresponsável pelo débito não se manifestou.   

Dia do professor: Baile do Sindemu e Sinpro mobilizam mais de 1200 pessoas – Para comemorar o dia do professor, Sindemu e Sinpro realizam baile nesta sexta (9), com animação da banda Pais e Filhos, às 22h30 no Parthenon. A entrega de convites já se esgotou com a previsão de 1200 pessoas. Os participantes deverão apresentar identidade na entrada.

EDITORIAL
A TV palmeirense que noticiava sobre o Corinthians - Ronaldo é um corintiano convicto. Torcedor marrento que não perde oportunidade para se exibir quando ganha e dar uma sumidinha quando perde. Imagine quando seu time ganha dos outros. Hum! Sai de perto. Pois bem. Para ver seu time (de outra cidade), acompanha uma TV. Por ela vê os jogos e se informa do timão. A TV - cujo dono é palmeirense, mas poucos sabem - foi aos poucos retirando cronistas corintianos e colocando palmeirenses para transmitir, comentar e entrevistar. Ronaldo foi achando estranho, que mesmo o time ganhando e jogando bem, a equipe de TV sempre dizia que o time estava ruim.  Mesmo as boas jogadas eram transformadas em ruins. O time fazia três a zero no primeiro tempo e segurava no segundo. Lá vinha a TV dizer que era o pior segundo tempo do campeonato, sem falar no primeiro. Quando Ronaldo descobriu a “farsa” protestou por uma semana. Mas como não gostava das outras TVs, continuou por ali. Foi também foi ao rádio e ao jornal. Mal ele sabia que eles eram do mesmo dono e também esverdeavam. Aos poucos foi se acomodando com aquilo. Nem mesmo chiou quando viu um palmeirense dando (“más notícias”) diariamente do timão. Aos poucos foi vendo o jogo diferente, passando a desacreditar no Corinthians. Viu sua camisa branca manchar de verde. Tentou tirar, mas acostumou-se. Em pouco tempo foi para as ruas pedir “sai timão! Agora é verdão!” (Sic) Qualquer semelhança com a vida real, é mera coincidência. Anízio Bragança Júnior – Artigo do Jornal Expresso.

Concurso: Sindemu faz parceria com curso preparatório – O edital publicado
pela Prefeitura no último dia 2 estabelece 480 vagas para educadores nas funções de professor das séries iniciais e finais do ensino fundamental, coordenador pedagógico e educador infantil. As inscrições terão início em dezembro. Nesta semana, o Sindemu fechou parceria com curso preparatório com a professora Renilda Maria Rosa. Associados do sindicato terão desconto no valor total ou o parcelamento de até seis vezes. O estudo será no centro da cidade com aulas de Português, Legislação e Conhecimentos pedagógicos. Haverá turmas à noite de segunda a quinta e aos sábados. Maiores informações no 3313-0610.   

Certificação para diretor: Inscrição na rede estadual termina nesta sexta Os interessados têm até o dia 09 de outubro para fazerem suas inscrições no site do Instituto Avaliar: www.institutoavaliar.org.br/certificacao2015. A Certificação Ocupacional é requisito para candidatos a diretor de escola da rede estadual. A prova, de caráter eliminatório, será aplicada no dia 08 de novembro de 2015. Fonte: Educação MG.

Servidores das SREs acampam na Assembleia e arrancam nova proposta Servidores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e do Órgão Central, sob coordenação do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), ocuparam o gabinete da presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na última quarta (7). A estratégia reabriu as negociações e conquistou nova proposta do governo com índices maiores nos salários de Técnicos da Educação e Analistas Educacionais. Nova assembleia deve acontecer no próximo dia 13, quando a categoria avalia a proposta e os rumos da greve que teve início no final de julho. Com informações do SindUte MG e jornal O tempo.

CONJUNTURA
g Estou sendo processado por divulgar fiscalização de trabalho escravo – A Pinuscam – Indústria e Comércio de Madeira Ltda está movendo um processo criminal por difamação contra este jornalista por ter disponibilizado, neste blog, um link para uma lista com o nome de empresas que foram alvo de operações de resgate de trabalhadores em condições análogas às de escravo pelo governo federal. Leia

g Ritalina, uma perigosa “facilidade” para os pais - A busca por soluções fáceis, o diagnóstico equivocado e a incompreensão dos pais acerca da agitação natural das crianças elevou o Brasil ao posto de segundo maior consumidor de Ritalina do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Leia

g Inclusão cresce no Brasil, mas enfrenta barreiras nas escolas particulares – levantamento recente do MEC apontou que o número de alunos com deficiência nas escolas brasileiras cresceu 381% em 12 anos. Um dos desafios tem sido a cobrança por parte de algumas escolas particulares de valores adicionais para receber alunos com necessidades educacionais especiais. Leia

 

Sancionada lei que exige divulgação de informações por instituições de ensino superior – A presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou lei que obriga
as instituições de ensino superior a divulgar na internet informações como programas dos cursos, requisitos, qualificação dos professores e critérios de avaliação. A inclusão da exigência na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) foi proposta no PL 2.491/2007, do deputado Ivan Valente (PSOL-AP), que tramitou no Congresso por quase oito anos. De acordo com a Lei 13.168/2015, as instituições devem divulgar as informações pelo menos um mês antes do início de cada semestre letivo, em três meios: página na internet, propagandas eletrônicas e local de fácil acesso ao público. Caso a instituição não tenha sítio eletrônico, deverá criar pelo menos uma página, para esse fim específico. Fonte: Contee.

 

Matrículas em curso superiores subiram 130% entre 2000 e 2013 – Em 2013, havia cerca de 4,4 milhões de alunos matriculados nas instituições privadas e 1,8 milhão nas instituições públicas e, em 2000, a rede privada tinha 1,8 milhão de estudantes matriculados e a pública, 887 mil. Os dados são do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2015 lançado hoje (7) pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), que congrega cerca de 200 mantenedoras. A publicação traz estatísticas e informações sobre o ensino superior no país relativos a 2013 por mesoregiões do Brasil e dados sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até 2015. A maior parcela dos estudantes que está no ensino superior privado vem de escolas públicas. Dos matriculados, quase 70% cursaram o ensino médio em escolas públicas e 30% em escolas privadas. Os cursos de serviços social, pedagogia e gestão de pessoas são o que têm os maiores percentuais de alunos vindos do ensino médio público. Fonte: Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário