domingo, 7 de outubro de 2018

Educa.com: Prefeitura deu "bolo" nas educadoras


 Edição Bragança Júnior (MG4731JP) - http://blogeducapontocom.blogspot.com.br/ - Uberaba, 07 de Outubro 2018N º 431
 
‘PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL’ FAZ UM ANO E, NADA!
PREFEITURA DEU ‘BOLO’ NAS EDUCADORAS
Em outubro de 2017, os educadores do Município de Uberaba aprovaram em assembleia da categoria a proposta da Prefeitura de transformar o cargo de “Educadora infantil” em “Professora da educação infantil”. A decisão foi comunicada à Secretaria da Educação pelo Sindemu e lembrada por diversas vezes por ofício e também pessoalmente a representantes da instituição por meio das redes sociais. No ano de 2018, a Secretaria chegou a marcar por duas vezes com a diretoria do Sindemu uma reunião para tratar do tema. Mas desmarcou por questões diversas sem remarcar desde então. Toda vez que são lembrados pelo Sindemu, representantes da Secretaria respondem que vão marcar o encontro para encaminhar a transformação. A diretoria do Sindemu apresentou um bolo na assembleia realizada no último dia 5 para lembrar o 1º aniversário da proposta aprovada não cumprida pelo Município. A assembleia prestou contas financeiras e das ações desenvolvidas pelo sindicato. As informações seguem nos relatos abaixo.


Honra ao Mérito da Câmara será no dia 24 de outubro A Câmara Municipal de Uberaba definiu a data de realização da solenidade de Honra ao Mérito Educacional 2018. A solenidade irá ocorrer no próximo dia 24 de outubro, quarta-feira. O Sindemu recebeu 59 nomes de professores e professoras eleitas pelos colegas como profissionais destaques nas escolas e centros de educação infantil (Cemeis) e fez o sorteio de três. Irão representar a categoria na Câmara: Idelma da Cunha Moreira – Cemei Maria de Nazaré; Rones Leite Araújo - Escola Professor Geni Chaves; Stella Dias Ferreira – Cemei Maria Assis Rezende. Na solenidade irão ser homenageados também os educadores da rede estadual e privada. O Sindicato também prepara uma solenidade para homenagear todos os 59 educadores eleitos nas escolas. Este evento será no dia 1º de outubro na UFTM (anfiteatro do Centro Administrativo – prédio da Reitoria).

ENEM: Horário de verão terá início no dia 18 de novembro A um mês das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o governo federal adiou o início do horário de verão para o dia 18 de novembro. O texto com a decisão será publicada no Diário Oficial da União. A data final para o horário de verão foi mantida para o terceiro domingo de fevereiro de 2019. Nas redes sociais, o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, comemorou a mudança. “Candidatos terão mais tranquilidade para fazer as provas! Caso o horário de verão iniciasse no primeiro dia de provas do Enem, como estava previsto, muito provavelmente acarretaria prejuízos aos participantes.” O pedido para mudar o início do horário de verão foi encaminhado pelo Ministério da Educação à Presidência da República. As provas do Enem estão marcadas para os dias 4 e 11 de novembro em todo o país. A previsão é de que 5,5 milhões de estudantes participem. Fonte: Agência Brasil

Sindemu faz campanha contra assédio moral e sexual
Diante do aumento do número de denúncias de assédio moral nas escolas, a diretoria do Sindicato dos Educadores está visitando as escolas e distribuindo cartilhas de esclarecimento aos educadores. Além das informações básicas de como indentificar atitudes e ações de assédio, como proceder diante dos casos, a cartilha da Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) presta informações também sobre o assédio sexual no ambiente de trabalho.

 

Sindicato amplia convênio de exames do Mário Palmério Convênio de saúde do Sindemu para a realização de exames no Hospital Mário Palmério permite incluir vários dependentes da família. O benefício permite o custo apenas na realização do procedimento, com desconto para os associados. O Cartão do convênio permite agora também os exames no hospital veterinário de Uberaba. Para maiores informações, procure o sindicato.

 

Piso: Irregularidades no pagamento está no Ministério Público As situações de pagamento irregular do piso salarial para cerca de mil educadoras do Município está em análise no Ministério Público Estadual. A irregularidade é o pagamento de complemento salarial (abono) para somar o valor do piso do magistério (valor proporcional à jornada de 40 horas). A medida é proibida pela lei do piso do magistério. Na segunda audiência realizada, o Sindemu entregou documentos comprovatórios com mais de 500 páginas.

 

INFORMES DO SINDEMU
g  SINDICATO AGE CONTRA ATRASO NOS SALÁRIOS – A data de pagamento dos salários é uma prerrogativa da Prefeitura, da qual o sindicato não tem como interferir. A ação possível diante do atraso é entrar com a ação depois que acontece. Foi o que o sindicato fez no mês de setembro para defender a categoria.
g FESTA DO PROFESSOR NÃO FOI MARCADA PARA ESTE ANO – A diretoria do Sindemu decidiu não promover a festa dos educadores em 2018. Com o fim do Imposto sindical (no conjunto da reforma trabalhista), a entidade deixou de arrecadar uma soma importante de recursos e ficou sem condições de fazer o evento anualmente.
g FORMAÇÃO CONTINUADA ‘ON LINE’ – O sindicato continua insistindo junto à Prefeitura para que a formação continuada dos educadores possa ser feita na forma “on line”, facilitando a vida dos educadores. O assalto recente de uma educadora saindo de uma escola em horário extraordinário e o fato de 35% das educadoras estarem acima dos 50 anos reforça a ideia.
g SINDICATOS VÃO FAZER CÁLCULO ATUARIAL DO IPSERV – Ação conjunta do Sindemu, SSPMU e Sindae, contratou uma empresa que irá realizar o cálculo atuarial do Instituto de Previdência dos Servidores (IPSERV), de forma independente da Prefeitura.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário