Edição Bragança Júnior (MG4731JP) - http://blogeducapontocom.blogspot.com.br/ - Uberaba, 18 de julho de 2015 – Nº 254
APÓS ACORDO, CARREIRA PODE SER DEFINIDA EM AGOSTO
A
Prefeitura acatou quase todas as sugestões feitas pelo Sindemu em
reunião de negociação no último dia 15. As alterações foram propostas
pela comissão de educadores convidados pelo sindicato ao analisar a
proposta feita pela Prefeitura. Na avaliação da diretoria do sindicato, o
que não foi aceito em nada prejudicará a categoria. No encontro,
representantes do Município apontaram a inviabilidade legal de retroagir
nos benefícios diante do enquadramento a ser feito. Além disso,
constatou-se a inviabilidade de convocar os vereadores para votar o
plano em julho (reunião extraordinária), tendo em vista a dificuldade
para reunir o Legislativo nesse período e a falta de tempo para estudo e
diálogo da proposta na Câmara. Ficou combinada a diminuição no prazo
para recusa da mudança (opção do novo plano) de forma a tentar terminar o
processo ainda em agosto.
Diário de Classe: Vou representar Minas no encontro nacional da CTB – Nos
dias 16 e 17 participei de dois encontros importantes em Belo
Horizonte. No primeiro, um encontro de presidentes e tesoureiros dos
sindicatos ligados à Central dos Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil
(CTB) promoveu estudos e análises das demandas das entidades. O outro
foi o conselho estadual da Central, que teve como tema o
“Desenvolvimento com democracia e valorização do trabalho”. Além de
analisar estratégias de lutas, o evento escolheu delegados para o
encontro do Conselho Nacional da CTB, que será realizado no final de
setembro e início de outubro. Fui eleito delegado para representar os
trabalhadores de Minas neste encontro nacional. Professor Adislau Leite, presidente do Sindemu
EDITORIAL
A boa notícia das férias e os 200 dias letivos – Uma
semana antes de terminar o semestre, uma aluna veio até mim e se
despediu. Disse que precisava descansar e só voltaria no próximo
semestre. Vejo também professores (e outros profissionais da escola)
cansados, contando os dias para chegar o final das aulas. Há até casos
de surto emocional, embora seja mais comum o fato no final de ano. As
férias aparecem como boa notícia para todos. Há um cansaço do ritmo e
modelo de ensino: aulas, provas, trabalhos, notas, estudos individual
por matéria, etc. Embora se saiba que é necessário mudar radicalmente
este modelo, suas raízes fincadas na escola e na comunidade dão mostras
que ele está longe de ser modificado em grande estilo. Ora, neste modelo
atual os duzentos dias letivos não se justificam do ponto de vista
educacional. Explico: os 200 dias letivos foram criados na Constituição
de 1988, antes eram apenas 180. Na verdade, vendo os professores com
excesso de trabalho burocrático no final do semestre - preencher
relatórios de desempenho e avaliações individuais, diários, informativos
de rendimentos, avaliações paralelas e outros - e o desgaste de alunos e
professores tenho uma clareza: Ou é preciso diminuir as aulas ou a
burocracia. Não é por menos que dois professores de Uberaba (Décio
Bragança e Renato Muniz) me confidenciaram: Não houve melhorias com 200
dias letivos. Pelo contrário, acham que a situação se tornou pior em
qualquer sentido educacional que se avalie. Anízio Bragança Júnior, artigo do Jornal Expresso.
Sindicatos lançam manifesto por mais cadeiras no 4ª - O
Comitê Local pela Reforma Política Democrática formada por
representantes do movimento sindical e social, OAB MG e CNBB lança na
quarta (22) o manifesto por “Mais Democracia, mais cadeiras na Câmara Municipal de Uberaba”.
A campanha que busca esclarecer à população as vantagens em aumentar o
número de cadeiras na Câmara local. Além do debate com apresentação do
manifesto, haverá uma coletiva com a imprensa local.
Governo de Minas admite erros e diz que irá corrigir pagamentos – Em
negociação com o SindUte no último dia 14, representantes do governo de
Minas admitiram erros no pagamento de diversos casos dos trabalhadores
da educação. Entre eles: o desconto de assistência médica no abono, o
não pagamento proporcional do abono na extensão da jornada e exigência
curricular, o não reposicionamento do PEB T1 e T2 como PEB1, a não opção
no pagamento de diretor. Para todos esses casos, ficou acertado a
correção e acerto no próximo pagamento. Em outros casos relatados pelo
Sindute, haverá verificação do problema pelo governo. Em relação às
demandas do servidores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs)
não houve qualquer avanço. A direção do sindicato aproveitou o momento
para apresentar os critérios para a eleição de diretores escolares
aprovados em assembleia da categoria. O governo deverá agora apresentar a
proposta do edital para o sindicato até 3 de agosto para iniciar os
debates. Com informações do SindUte MG
CONJUNTURA
g Quando os pais atropelam a escola – Os
pais de um aluno de 17 anos recorreram à Justiça para reverter a
reprovação do filho e passá-lo de ano, da 1ª para a 2ª série do ensino
médio. O garoto não obteve média em 12 das 16 disciplinas existentes. A
reprovação foi discutida e confirmada no conselho de classe, no final de
2014. Leia
g Provas do governo não melhoram qualidade do ensino público – Da
mesma forma que o termômetro não cura a febre, certamente não será o
aumento do número de avaliações externas o fator que propiciará
automaticamente a melhoria efetiva do trabalho pedagógico realizado. Leia
g Senado aprova projeto que permite internação de menores por até dez anos – A
aprovação aconteceu um dia depois de o ECA completar 25 anos.
Atualmente, o tempo máximo de punição para qualquer tipo de crime
praticado pelos menores é de três anos. Leia
Com o ECA, Brasil reduziu evasão escolar em 64%, diz Unicef -
O relatório divulgado ontem (13) pelo Fundo das Nações Unidas para a
Infância (Unicef) mostra que desde a aprovação do Estatuto da Criança e
do Adolescente (ECA) o Brasil reduziu em 64% a evasão escolar de
crianças e adolescentes no ensino fundamental, passando de 19,6%, em
1990, para 7% em 2013. Segundo o Unicef, a implementação do ECA ajudou a
reduzir a mortalidade infantil, de 47 óbitos de menores de um ano por
mil nascido vivos, em 1990, para 15, em 2011. “Há 25 anos o Brasil tomou
a decisão certa. Uma legislação que alinhou o país aos princípios da
Convenção Internacional dos Direitos da Criança da Nações Unidas”, disse
o Gary Stahl, representante do Unicef no Brasil. Conforme com o
relatório ECA-25 anos do Unicef, nas últimas duas décadas e meia o
Brasil reduziu em 88,8% a taxa de analfabetismo na faixa etária entre 10
e 18 anos de idade, passando de 12,5%, em 1990, para 1,4% e 2013,
conforme dados do Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad). Fonte: Contee
Cursos para formar professores terão carga horária maior e mais prática -
A formação dos professores será mais longa e mais voltada à prática em
sala de aula. É o que define parecer do Conselho Nacional de Educação
(CNE), já foi homologado pelo Ministério da Educação (MEC) e que deverá
ser colocado em prática em até dois anos, prazo para que os cursos em
funcionamento se adaptem às novas regras. A homologação do Parecer
2/2015 é parte do pacote de medidas adotadas pelo governo no final do
primeiro ano de vigência do Plano Nacional de Educação (PNE). Entre as
mudanças está a exigência de uma carga horária maior para os cursos de
licenciatura, que passam de 2,8 mil, o equivalente a três anos de
formação, para 3,2 mil ou quatro anos de formação. Os futuros
professores terão durante todo o curso atividades práticas, além do
estágio supervisionado em escolas. Outra novidade é a uma maior
integração entre a formação inicial dos professores e a formação
continuada, oferecida aos docentes já formados. Fonte: Agência Brasil
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