sábado, 18 de julho de 2015

Educa.com - 18.07.2015 - Após acordo, carreira pode ser definida em agosto

Edição Bragança Júnior (MG4731JP) - http://blogeducapontocom.blogspot.com.br/ - Uberaba, 18 de julho de 2015 254


 
APÓS ACORDO, CARREIRA PODE SER DEFINIDA EM AGOSTO
A Prefeitura acatou quase todas as sugestões feitas pelo Sindemu em reunião de negociação no último dia 15. As alterações foram propostas pela comissão de educadores convidados pelo sindicato ao analisar a proposta feita pela Prefeitura. Na avaliação da diretoria do sindicato, o que não foi aceito em nada prejudicará a categoria. No encontro, representantes do Município apontaram a inviabilidade legal de retroagir nos benefícios diante do enquadramento a ser feito. Além disso, constatou-se a inviabilidade de convocar os vereadores para votar o plano em julho (reunião extraordinária), tendo em vista a dificuldade para reunir o Legislativo nesse período e a falta de tempo para estudo e diálogo da proposta na Câmara. Ficou combinada a diminuição no prazo para recusa da mudança (opção do novo plano) de forma a tentar terminar o processo ainda em agosto.

Diário de Classe: Vou representar Minas no encontro nacional da CTB Nos dias 16 e 17 participei de dois encontros importantes em Belo Horizonte. No primeiro, um encontro de presidentes e tesoureiros dos sindicatos ligados à Central dos Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil (CTB) promoveu estudos e análises das demandas das entidades. O outro foi o conselho estadual da Central, que teve como tema o “Desenvolvimento com democracia e valorização do trabalho”. Além de analisar estratégias de lutas, o evento escolheu delegados para o encontro do Conselho Nacional da CTB, que será realizado no final de setembro e início de outubro. Fui eleito delegado para representar os trabalhadores de Minas neste encontro nacional. Professor Adislau Leite, presidente do Sindemu

EDITORIAL
A boa notícia das férias e os 200 dias letivos Uma semana antes de terminar o semestre, uma aluna veio até mim e se despediu. Disse que precisava descansar e só voltaria no próximo semestre. Vejo também professores (e outros profissionais da escola) cansados, contando os dias para chegar o final das aulas. Há até casos de surto emocional, embora seja mais comum o fato no final de ano. As férias aparecem como boa notícia para todos. Há um cansaço do ritmo e modelo de ensino: aulas, provas, trabalhos, notas, estudos individual por matéria, etc. Embora se saiba que é necessário mudar radicalmente este modelo, suas raízes fincadas na escola e na comunidade dão mostras que ele está longe de ser modificado em grande estilo. Ora, neste modelo atual os duzentos dias letivos não se justificam do ponto de vista educacional. Explico: os 200 dias letivos foram criados na Constituição de 1988, antes eram apenas 180. Na verdade, vendo os professores com excesso de trabalho burocrático no final do semestre - preencher relatórios de desempenho e avaliações individuais, diários, informativos de rendimentos, avaliações paralelas e outros - e o desgaste de alunos e professores tenho uma clareza: Ou é preciso diminuir as aulas ou a burocracia. Não é por menos que dois professores de Uberaba (Décio Bragança e Renato Muniz) me confidenciaram: Não houve melhorias com 200 dias letivos. Pelo contrário, acham que a situação se tornou pior em qualquer sentido educacional que se avalie. Anízio Bragança Júnior, artigo do Jornal Expresso.  

Sindicatos lançam manifesto por mais cadeiras no 4ª - O Comitê Local pela Reforma Política Democrática formada por representantes do movimento sindical e social, OAB MG e CNBB lança na quarta (22) o manifesto por “Mais Democracia, mais cadeiras na Câmara Municipal de Uberaba”. A campanha que busca esclarecer à população as vantagens em aumentar o número de cadeiras na Câmara local. Além do debate com apresentação do manifesto, haverá uma coletiva com a imprensa local. 

Governo de Minas admite erros e diz que irá corrigir pagamentos Em negociação com o SindUte no último dia 14, representantes do governo de Minas admitiram erros no pagamento de diversos casos dos trabalhadores da educação. Entre eles: o desconto de assistência médica no abono, o não pagamento proporcional do abono na extensão da jornada e exigência curricular, o não reposicionamento do PEB T1 e T2 como PEB1, a não opção no pagamento de diretor. Para todos esses casos, ficou acertado a correção e acerto no próximo pagamento. Em outros casos relatados pelo Sindute, haverá verificação do problema pelo governo. Em relação às demandas do servidores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) não houve qualquer avanço. A direção do sindicato aproveitou o momento para apresentar os critérios para a eleição de diretores escolares aprovados em assembleia da categoria. O governo deverá agora apresentar a proposta do edital para o sindicato até 3 de agosto para iniciar os debates. Com informações do SindUte MG

CONJUNTURA
g Quando os pais atropelam a escola Os pais de um aluno de 17 anos recorreram à Justiça para reverter a reprovação do filho e passá-lo de ano, da 1ª para a 2ª série do ensino médio. O garoto não obteve média em 12 das 16 disciplinas existentes. A reprovação foi discutida e confirmada no conselho de classe, no final de 2014. Leia

g Provas do governo não melhoram qualidade do ensino público Da mesma forma que o termômetro não cura a febre, certamente não será o aumento do número de avaliações externas o fator que propiciará automaticamente a melhoria efetiva do trabalho pedagógico realizado. Leia

g Senado aprova projeto que permite internação de menores por até dez anos A aprovação aconteceu um dia depois de o ECA completar 25 anos. Atualmente, o tempo máximo de punição para qualquer tipo de crime praticado pelos menores é de três anos. Leia

Com o ECA, Brasil reduziu evasão escolar em 64%, diz Unicef - O relatório divulgado ontem (13) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostra que desde a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) o Brasil reduziu em 64% a evasão escolar de crianças e adolescentes no ensino fundamental, passando de 19,6%, em 1990, para 7% em 2013. Segundo o Unicef, a implementação do ECA ajudou a reduzir a mortalidade infantil, de 47 óbitos de menores de um ano por mil nascido vivos, em 1990, para 15, em 2011. “Há 25 anos o Brasil tomou a decisão certa. Uma legislação que alinhou o país aos princípios da Convenção Internacional dos Direitos da Criança da Nações Unidas”, disse o Gary Stahl, representante do Unicef no Brasil. Conforme com o relatório ECA-25 anos do Unicef, nas últimas duas décadas e meia o Brasil reduziu em 88,8% a taxa de analfabetismo na faixa etária entre 10 e 18 anos de idade, passando de 12,5%, em 1990, para 1,4% e 2013, conforme dados do Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad). Fonte: Contee

Cursos para formar professores terão carga horária maior e mais prática - A formação dos professores será mais longa e mais voltada à prática em sala de aula. É o que define parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), já foi homologado pelo Ministério da Educação (MEC) e que deverá ser colocado em prática em até dois anos, prazo para que os cursos em funcionamento se adaptem às novas regras. A homologação do Parecer 2/2015 é parte do pacote de medidas adotadas pelo governo no final do primeiro ano de vigência do Plano Nacional de Educação (PNE). Entre as mudanças está a exigência de uma carga horária maior para os cursos de licenciatura, que passam de 2,8 mil, o equivalente a três anos de formação, para 3,2 mil ou quatro anos de formação. Os futuros professores terão durante todo o curso atividades práticas, além do estágio supervisionado em escolas. Outra novidade é a uma maior integração entre a formação inicial dos professores e a formação continuada, oferecida aos docentes já formados. Fonte: Agência Brasil

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