domingo, 16 de junho de 2013

Informativo Educa.com- 16.06.2013



ANASTASIA EXONERA MAIS UM DIRETOR E AMPLIA APARTAÇÃO IDEOLÓGICA NAS ESCOLAS

O governo Anastasia voltou a exonerar mais um diretor de escola eleito na cidade de Uberaba. No final da última semana, o vice da escola estadual Nossa Senhora da Abadia, Cristiano Pires, foi destituído do cargo porque pensava diferente das diretrizes do atual governo. O professor de sociologia era conselheiro estadual do SindUte (Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba) e diretor da subsede regional da entidade. A retirada do cargo teria sido iniciada há dois meses quando ele e a equipe diretiva da escola foi convidada a comparecer na Superintendência de ensino. Na oportunidade o Superintendente chegou a cogitar sobre a renúncia de um dos lados (governo ou sindicato). O vice diretor argumentou que responde pela escola e a comunidade escolar que o elegeu e não pelo governo do Estado. Como antigo dirigente sindical, o professor Cristiano sempre defendeu as mobilizações a favor da categoria e era diretor na escola que historicamente sempre participou dos movimentos de greve e das eleições do SindUte na cidade. A Superintendência alega que o cargo de direção é de livre nomeação e exoneração do governo (os professores discordam, veja abaixo). O SindUte vai recorrer da medida. Em menos de um ano, é o segundo caso em Uberaba de exoneração de um diretor de escola estadual eleito, por não 'rezar a cartilha' ideológica do governador. Há outros casos em escolas estaduais do estado, configurando uma apartação ideológica na direção das escolas.

Professores repudiam a dispensa e enaltecem a importância do pensar diferente
Os professores da escola estadual N.S. Abadia divulgaram carta aberta indignada de repúdio à exoneração do vice-diretor da escola. A nota classifica o fato como imaturo e irracional, argumentando que as opiniões contrárias ajudam a construir elementos no sistema educacional. Para os professores da escola Abadia, o vice-diretor Cristiano não ocupava o cargo por acaso, mas sim por ter sido eleito pela comunidade escolar. A nota comenta que a opinião contrária contribui para o pensamento de uma instituição. "Estamos profundamente magoados. Mais uma vez quem perde é o educador", completa do texto. A diretoria do sindicato em Uberaba lamentou a postura da diretora da escola no caso.

Governo proíbe manifestação em MG; SindUte mantém greve e ato para dia de jogo
O governo de Minas voltou a tomar nova atitude autoritária contra professores e policiais civis em greve marcada para esta segunda-feira (17). Contrariando a Constituição do Brasil, o governo obteve de um juiz do Tribunal de Justiça de Minas Gerais uma liminar que proíbe qualquer manifestação nas 853 cidades de Minas Gerais nos dias de jogos da Copa das Confederações. A pena é uma multa de R$ 500 mil para cada entidade. Copiando no professor Euler (blog do Euler), na República Federativa de Minas Gerais, não vale a Constituição do Brasil. A medida é uma tentativa de limitar as ações das categoria que marcaram manifestações para divulgar os desmandos do governo do Estado. Os sindicatos dos trabalhadores em Educação (SindUte) e dos policiais civis, no entanto, reafirmaram que vão manter o movimento de reivindicação para esta segunda-feira, dia do jogo Taiti x Nigéria, da Copa das Confederações em Belo Horizonte. Após a medida ditatorial, Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e o Sindifisco anunciaram apoio ao movimento.

Editorial
Engravidei... As crianças podem dar gargalhadas na escola... - A boa história de um livro do tipo “romance” fica por muito tempo nas nossas cabeças e recordações. Ajuda-nos a sentir emoções, ter experiências que talvez jamais teríamos na vida real. Enfim, nos ajudar a viver o presente. Lembrei dos bons livros vendo teatro. Descobri por acaso um convite para a 5ª Mostra de Teatro de Uberaba na mesa da escola. Decidi dar uma passadinha por lá para prestigiar. Mas confesso: quem foi solidário foi o teatro comigo e não ao contrário. Encontrei crianças fantásticas, fazendo uma interpretação impecável com direito a bruxas e príncipes. Eu vi crianças gargalharem com um pastelão amador. Viajei com mulheres incríveis fazendo um musical de cultura regional. Tive que voltar na segunda etapa para um encanto poético e danças incríveis em meio às confabulações do dia-a-dia. Vi um público jovem sorrir e gargalhar com as situações mais comuns do dia-a-dia, sendo interpretadas na forma teatral. A mostra de teatro era também uma mostra estudantil de teatro. E, a maioria dos atores era de estudantes de escolas da cidade. Comecei a olhar o teatro quase lotado com pessoas de todas as idades. Presenciei satisfação coletiva por ter vivenciado momentos de felicidade. Copiando Rubem Alves, fique grávido da ideia. Passei a imaginar que as escolas e sociedades, hoje preocupadas em formar a mão-de-obra futura, trocarem parte da técnica por cultura. E criassem espaços de felicidade do presente, onde até as crianças dão gargalhadas. Anízio Bragança Júnior, artigo do Jornal Expresso.

Sinpro comemora 80 anos com seminário em Uberaba - Serão dois dias de evento que irá ocorrer em 5 e 6 de julho no auditório do Hotel Goldem Park (ao lado da ABCZ). Na sexta (5), haverá uma homenagem especial da Câmara Municipal pelos 80 anos do Sinpro (autoria do vereador Elmar Goulart - PSL), seguido de debate sobre o tema "setor privado e educação: regulação e controle social" com os debatedores Edson de Paula (presidente da Federação dos Trabalhadores nas instituições de ensino) e do professor Décio Bragança. No sábado (6) a mesa redonda terá como tema "regulação do trabalho na modalidade EAD" e terá início com a exposição do presidente do Sinprominas, Gilson Reis e o professor Júlio Franco de Uberaba. A entrada é franca, mas limitada e com inscrições antecipadas.

Reforço da PMU desvia supervisores da função; Sindemu pede explicações -  Os supervisores da rede municipal (inclusive novos contratados pelo Município) estão sendo desviados para exercer a função de professores. A prática acontece na chamada ação sistêmica de intervenção Pedagógica (Asip), onde os professores deixam de ministrar aulas regulares para se dedicarem a um grupo específico de alunos que precisam de reforço. Enquanto isso, os especialistas vão para a sala de aula ocupar o lugar dos regentes. A medida está gerando insatisfação tanto dos professores, que agora tem duplo planejamento de aulas como também dos especialistas por exercerem função para o qual não foram designados e por sobrepor as funções que já lhes são inerentes ao trabalho de especialista da escola. A medida é econômica, pois os supervisores hoje recebem menos que os professores na rede. Em ofício à Secretaria, o sindicato reclama da medida, alerta que não houve negociação antecipada do projeto e pede esclarecimentos das medidas.

Sindicato cobra coerência na desburocratização da rede Municipal - No mesmo ofício que tratou do sistema de reforço dos alunos, o Sindicato dos educadores também cobrou coerência da Secretaria em relação à proposta de desburocratização da rede estadual. Nas últimas semanas, a secretaria instituiu o regime de Acompanhamento Pedagógico (Reap), que na prática apenas mudou a nomenclatura do portfólio cobrado dos educadores pela gestão anterior e fez acréscimos burocráticos. Em negociação com a Sindemu, dirigentes da secretaria haviam concordado em abolir o excesso de burocracia da rede.  O Sindemu também reclama de ameaças de advertências que os professores estão sendo vítimas por deixarem de preencher fichas e relatórios. IPSERV - Sindicato está pedindo esclarecimentos e possível devolução de descontos indevidos nas gratificações dos educadores referentes ao 14º para o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais.

Curtas
g Mais Educação - Dezoito alunos da escola Municipal Anísio Teixeira visitaram as instalações de jornal da cidade, dentro do projeto Educação integral da escola. Após a experiência, a ideia é que os próprios alunos façam um jornal na escola.

CONAE: Conferência local e regional acontecem dias 11 e 12 de junho no SESC - Serão dois dias de debates intensivos, com palestras e plenárias para indicação das propostas locais e regionais da Conferência Nacional da Educação. As etapas local e microregional é uma preparativo paras as fases estaduais e nacional da Conferência, que tem como tema este ano "O Plano Nacional de Educação na Articulação do sistema Nacional da Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regimento de Colaboração". As propostas aprovadas na cidade seguirão para as próximas etapas do evento máximo da educação do Brasil.

Animados por São Paulo, estudantes marcam manifestação para sexta em Uberaba - Estudantes e ativistas de vários setores marcaram para esta sexta-feira (21) a realização de uma manifestação pública contra a má prestação de serviço público na cidade (incluindo o alto preço do transporte coletivo) e a corrupção. O evento terá início às 17 horas na Praça dos Correios e está sendo convocado pelas redes sociais. A ideia foi desenvolvida após a grande repercussão das manifestações ocorridas em São Paulo e em várias capitais do Brasil. Em Uberlândia também já tem manifestação marcada para o dia 20.

Perguntas do trabalhador
Não tenho carteira assinada pela empresa e quando eu engravidei me disseram que iam me mandar embora. Qual o procedimento que devo tomar e quais são os meus direitos? - Os direitos dos trabalhadores não estão condicionados a assinatura da CTPS. A estabilidade da gestante é assegurada pela Constituição da República desde a gravidez e visa proteger o futuro brasileiro que vai nascer, evitando a insegurança econômica e social nos primeiros meses de vida, relacionada com o desemprego. Procure seu chefe e informe a gravidez. Ao mesmo tempo, envie uma carta para a empresa, com aviso de recebimento. Acaso eles não assegurem seu emprego até o 5º mês após o parto, procure seu sindicato profissional imediatamente. E faça isso mesmo que não seja filiada. Eles vão te defender. Eles TEM que te defender, inclusive judicialmente se for necessário. A questão foi respondida pelo juiz do Trabalho Marcus Barberino - Fonte: Repórter Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário