sábado, 31 de agosto de 2013

Educa.com: Estado Lança projeto "fecha turmas no final de 2013" - 31-08-2011

ESTADO LANÇA PROJETO “FECHA TURMAS NO FINAL DE 2013
Faltando pouco mais de três meses para o final do ano letivo de 2013, o governo Anastasia lançou novo projeto para redução de custos na rede estadual de ensino. Várias escolas estão tendo salas de aula fechadas, com alunos remanejados para as outras que, agora, passam a ter lotação. Em pelo menos duas escolas de Uberaba (Ester Limírio e Castelo Branco), os alunos revoltados foram às ruas protestar contra a medida. Em cada sala fechada o governo economiza pelo menos 1,5 cargos de professor, dispensados proporcionalmente por matéria. A medida também reflete na dispensa de outros profissionais da escola (secretárias, serviços gerais e bibliotecárias) cuja contratação é definida pelo número de turmas. Para justificar a medida, o governo evoca lei que ele mesmo criou indicando um mínimo de 40 alunos por sala no ensino médio. Número absurdo para as entidades que representam os trabalhadores da educação.

Professores protestam na porta da casa do governador - Trabalhadores em educação da rede estadual protestaram na entrada principal do Palácio das Mangabeiras, residência oficial do Governador Antônio Anastasia, em Belo Horizonte, no último dia 30. Segundo a coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Beatriz Cerqueira, o protesto é pelo descongelamento da carreira, pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional, fim das perseguições e por uma efetiva negociação da pauta de reivindicações. ANASTASIA, CADÊ OS R$ 8 BILHÕES DA EDUCAÇÃO?  - O Sind-UTE/MG lançou, no último dia 27, a campanha “Cadê os R$ 8 bilhões da Educação?”. A soma é o valor que o governo de Minas deixou de aplicar por não atender a Constituição, que determina 25% dos recursos em educação. Faz 10 anos que Minas não cumpre a determinação. Confira a campanha: http://www.sindutemg.org.br/novosite/conteudo.php?MENU=1&LISTA=detalhe&ID=5166

Rede particular: Calendário 2014 será negociado pelas federações O calendário escolar de 2014 da rede particular será definido a partir de negociação entre as federações das escolas e dos trabalhadores dos estabelecimentos de ensino. Os trabalhadores aceitam ajustar o calendário para acompanhar (ao menos em parte) o recesso da rede estadual durante a copa do mundo. No entanto, as entidades dos trabalhadores não querem modificações nas férias de janeiro e nem nos recessos já previstos como as do final de ano e de quinze dias em julho. DIMINUIÇÃO DA PESQUISA E EXTENSÃO – Professores do ensino superior (atingidos ou não) estão manifestando ao Sinpro o descontentamento com medida polêmica implantada na Universidade de Uberaba. Professores contratados por jornada estão tendo redução do tempo de pesquisa e extensão (e consequentemente dos salários), sem diminuir o número de aulas em sala. O Sinpro vai questionar a instituição, já que a medida não estaria de acordo com a Convenção Coletiva.

Editorial
Professor não recebe para preparar aulas ou estudar - Acredito que todo mundo concorda que tão importante como estar na sala de aula para um professor, é o estudo e preparação de aula. Ora, como vencer os desafios da educação básica de hoje? Só com muito estudo e planejamento. OK? Só que a Prefeitura local não remunera os educadores para estudar e preparar aula. Explico melhor. O salário da Prefeitura é só para dar aulas (19 horas aulas semanais) e participar de reuniões (5 horas aulas). O contrato é de apenas 24 horas aulas. Cadê o estudo e preparação de aulas? Na rede estadual, a situação é um pouquinho melhor: das 24 horas aulas semanais do contrato, quatro são para estudar e preparar aula. Na prática, muito pouco tempo. Na rede particular, a realidade é similar ao do Estado. Bom, é verdade que a nova administração da Prefeitura aceitou debater o tema e está estudando uma mudança. A lei do piso do professor determina pelo menos 33% do tempo para atividades fora da sala de aula. Em geral, os governantes erram ao acreditar que estudar e preparar aulas estão embutidos na profissão, sem precisar constar no contrato. Com salários baixos, a situação piora: os professores acabam tendo duas jornadas. Aí sim fica difícil estudar e preparar aulas. Na prática, em dois cargos, os professores chegam a trabalhar fácil 60 horas semanais, invadindo domingos e feriados. Está explicado o adoecimento e muitos afastamentos dos trabalhadores da educação. E também uma das barreiras que dificultam a melhoria educacional. / Anízio Bragança Júnior, artigo do Jornal Expresso.

Saúde: 60 mil professores foram afastados em 2012 na rede estadual - Mais de 60 mil profissionais da Educação se afastaram das escolas estaduais de Minas Gerais por problemas de saúde em 2012. Os dados são da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e revelam que 35% dos servidores do setor deixaram as atividades escolares por períodos que variam entre um e 60 dias durante o ano passado. Ainda segundo a SEE, a principal causa para os afastamentos são transtornos mentais e comportamentais, responsáveis por tirar 30,82% dos profissionais das salas de aula. Em seguida estão doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo (20,51%), doenças do aparelho respiratório (8,74%) e doenças do aparelho circulatório (5,35%). Fonte: Portal Minas Livre.

Trabalhadores elegem nova diretoria da CTB O 3º Congresso Nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) foi encerrado no dia 24, em São Paulo, com a eleição da nova direção para um mandato de quatro anos (2013/2017). Adilson Araújo, bancário da Bahia, foi eleito o novo presidente. Wagner Gomes será o novo secretário-geral para o período que se inicia. Os professores Gilson Reis e Celina Arêas (do Sinpro) fazem parte da diretoria. O Congresso credenciou 1.258 delegados de 27 estados brasileiros, entre eles os professores de Uberaba Marcos Gennari (Sinpro) e Adislau Leite (Sindemu). Fonte: Sinpro Minas

 

Oportunidade

PMU PRORROGA PRAZO PARA INSCRIÇÃO NO CONCURSO Interessados em participar do concurso público da Prefeitura Municipal terão agora até o dia 20 para realizar a inscrição. REVISTA DO SINPRO ABRE CHAMADA PARA ARTIGOS O Comitê Editorial da Revista Extra-Classe, publicação do Sindicato dos Professores (Sinpro Minas), convoca interessados - especialmente professores dos setores público e privado de ensino - para a apresentação de artigos científicos sobre a temática Trabalho e Educação, ensaios e resenhas para publicação no 2º semestre de 2013. O prazo para artigos é 04 de outubro.

“Autonomia da escola” segura greve no Rio de Janeiro - Após três tentativas de votação em uma assembleia que durou cerca de quatro horas, os profissionais de educação da capital fluminense decidiram no dia manter a greve até a próxima terça-feira (3). Neste dia, haverá nova assembleia. A reunião de hoje foi marcada por debates entre um grupo que desejava manter a paralisação e outro que queria voltar a lecionar e ao estado de greve. Na sexta-feira, os docentes completaram 22 dias de greve, com adesão de 80% da categoria, segundo o Sindicato Estadual de Profissionais de Ensino (Sepe).  A coordenadora do sindicato na capital, Susana Gutierrez, disse que houve avanço nas negociações com a prefeitura do Rio, mas destacou que a principal reivindicação, a autonomia de ensino, ainda não foi atendida. “A autonomia pedagógica é o professor ter o direito de construir o projeto político-pedagógico da escola, quais métodos ele vai utilizar. Nós temos um currículo único, isso não é problema, mas a forma como você vai dar esse currículo", ressaltou Susana. Os profissionais de ensino da rede estadual, também aprovaram a continuidade da greve iniciada no dia 8 de agosto.

UFTM prepara encontros nacionais e internacionais para professores - Estão abertas, até 9 de setembro, as inscrições para participação com apresentação de trabalho no 4º Seminário de Formação de Professores da UFTM e na 1ª Conferência Internacional sobre Formação de Professores da UFTM, que serão realizados em parceria com a International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT), nos dias 28 e 29 de novembro. O Centro Educacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro irá abrigar partes das atividades do evento. LICENCIATURAS E PIBID – Já o IVº Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o III Seminário Nacional do Pibid serão realizados nos dias 03, 04, 05 e 06 de dezembro de 2013 na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na cidade de Uberaba, MG. Os eventos buscam promover o debate de caráter teórico, crítico e cultural relacionado à constituição da identidade do professor. As inscrições já estão abertas e o prazo para inscrição dos trabalhos é 15 de setembro.

Perguntas do trabalhador
Adolescente com menos de 18 anos podem trabalhar em horário noturno e em condições de insalubridade? - Não. A Constituição Federal não autoriza o trabalho noturno nem o insalubre para menores de 18 anos, de ambos os sexos. (Questão extraída do site do Ministério do Trabalho e Emprego - Fonte: Repórter Brasil)

Projeto de lei de iniciativa popular por uma mídia democrática A mídia democrática vem para somar! É mais variedade, pois estimula a competição no setor privado e garante 33% de canais públicos. Conheça o projeto de lei de iniciativa popular: www.paraexpressaraliberdade.org.br


Vídeo: STF segura ação cível do mensalão mineiro - http://youtu.be/kXLOjEzlCiU

sábado, 24 de agosto de 2013

Educa.com 24.08.2013: Vitória!! Educadores têm direito a reajuste de 22%



VITÓRIA!! EDUCADORES TÊM DIREITO AO REAJUSTE DE 22% NÃO PAGOS EM 2012, DECIDE JUSTIÇA LOCAL
A 3ª Vara da Cível da Justiça local acatou ação do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu) e condenou a Prefeitura de Uberaba a conceder de forma integral o reajuste de 22% no salário dos educadores, relativo à variação oficial do Piso Salarial de 2012. A decisão da juíza Régia Ferreira determina que o reajuste deva ser concedido para todas as tabelas salariais e não apenas nos pisos, conforme defendia a administração do prefeito Anderson Adauto. A ação questionou o fato de o ex-prefeito conceder apenas 6% de reajuste, quando o Ministério da Educação (MEC) orientou o reajuste de 22% nos vencimentos dos educadores do país a partir de janeiro de 2012, conforme variação do Fundeb. A sentença de primeira instância ainda vai ser publicada e é passível de recurso. Em outra ação impetrada pelo Sindemu em 2012, os educadores questionam a prefeitura por reconhecer apenas 20% de extraclasse na jornada de trabalho quando a lei do piso exige 33,3% do tempo para o benefício.   

Educadores conquistam 9,75% retroativo nos salários - Fruto de mobilização da categoria e de negociações do Sindemu com a Administração Municipal, finalmente foi aprovado na Câmara Municipal o projeto que reajusta em 9,75% os salários e pisos dos educadores municipais (professoras, especialistas e educadoras infantis). O reajuste deverá ser pago agora em setembro referente ao salário de agosto, enquanto a diferença do retrativo será paga escalonadamente até o final do ano. Também foi aprovada a liberação para mudança de nível na carreira para educadores efetivos que forem aprovados na avaliação de desempenho. “Não é o piso, mas é uma importante conquista”, aponta o presidente do Sindemu, Adislau Leite. Com o reajuste o piso inicial de uma professora (24 horas aula) será de R$ 783, ou hora aula de R$ 7,25. Para professora com curso superior o piso inicial será de R$ 1083 (hora aula de R$ 9,43). Caso não faltem ao trabalho, professoras têm direito ao descanso remunerado (1/6 a mais no valor). O piso de pedagoga passa para R$ 1061 e o da educadora infantil para R$ 1175.

Salário de “R$ 1400” na PMU gera onda reclamações no telefone do Sindemu A estratégia da Prefeitura de divulgar a soma de benefícios dos educadores (somando salário, descanso semanal e tíquete alimentação) na aprovação do projeto de reajuste motivou onda de reclamações no Sindemu. Os telefones “bombaram” nos últimos dias com a indignação dos educadores contra a divulgação de salário acima de R$ 1400. A soma de benefícios não é aceita pela lei para compor o Piso Salarial Nacional, tornando-se então, um valor artificial. Na hora da aposentaria, por exemplo, o que vale, é o valor real dos salários. Os pisos reais de R$ 783 e R$ 1083 para professores e outros constam nos anexos dos projetos de lei aprovados na Câmara dia 22 de agosto. 

Editorial
Os pássaros estão me acordando! - O fato já acontece há algumas semanas. Nos dias que não desperto por um aparelho que me convoca a levantar da cama, sou saudado por um encanto sonoro de pássaros. São cantos lindos que me convidam a gostar da vida e da natureza. Eu não tenho pássaros presos (em gaiolas). Em uma das vezes nem acreditei que fosse tamanha beleza e me pus a procurar o bicho até certificar-me que era mesmo um animal tão amigo que me proporcionava tamanho encanto ao acordar. Por alguns dias fiquei pensando porque eu estaria sendo beneficiado com aquele presente mágico. Há muitos anos não vivenciava aquilo. E nesses momentos a gente descobre que quase não tem tempo mais para observar o belo e natural. Outro dia na escola fiquei assustado: um grande ipê florido (coisa de cinema) e eu nem vi desabrochar. Voltando às aves, fui ler um antigo livro do Rubem Alves. E não é que uma das suas histórias contava que ele vivenciou a mesma situação com os pássaros. Ao mesmo tempo em que fiquei feliz com a coincidência, bateu uma desolação. Filósofo esperto, Alves apresentou uma explicação desagradável que já começava a desfolhar naquela época. Com menos áreas verdes, antes os pássaros debandaram para a zona rural. Mas agora o campo virou um inferno com tanto desmatamento (cana) e agrotóxico. Ao voltar para as cidades, na verdade fogem do campo. Pensei: é um canto bonito, mas também triste./ Anízio Bragança Júnior, artigo do Jornal Expresso.


Calendário 2014: Pela Copa 'rede pública' corta dia do professor e põe aulas até 19 de dezembro - As redes públicas de Uberaba e Minas Gerais vão ter um mês de recesso no meio do ano de 2014 por causa da Copa do Mundo. Para atender a orientação da lei da copa, no entanto, a rede estadual dificultou a possibilidade do 'saco cheio', sumiu com a comemoração do dia do professor, terá três meses corridos no segundo semestre sem qualquer feriado e esticará as aulas até 19 de dezembro. Além disso, terá que haver aulas aos sábados ou não aplicação de feriados prolongados para completar os 200 dias letivos no ano. Na rede particular o recesso do meio do ano ficou mantido para a segunda quinzena de julho. Nos últimos anos, as instituições de ensino de Minas manifestaram o desejo de ter um mês de férias em julho em troca do trabalho em parte do mês de janeiro, o que o Sinpro não concordou. No DF, ao contrário, as escolas é que foram à justiça contra o recesso de um mês na copa de 2014.

CULTURA

Mês dos musicais: Em semana do 'Reio Leão', Beth Dorça homenageia Michael Jackson - Agosto é o mês dos musicais em Uberaba. Na quarta (28) às 20 horas tem apresentação do grupo Encantar no Cine Teatro Vera Cruz lançando o DVD 'Escutatória'. Na quinta, sexta e sábado (29 a 31), o esperado musical 'O Rei Leão', com alunos do Colégio Dr. José Ferreira anima a cultura da cidade em apresentações marcada para 19h30 no Centro Cultural Joubert de Carvalho. Os ingressos de inteira custam R$ 20 (haverá reapresentações na próxima semana). No Sesiminas, grande espetáculo de música, interpretação e dança da academia Beth Dorça em tributo ao cantor pop Michael Jackson. Os espetáculos vão acontecer na sexta e sábado (30 e 31 de agosto) a partir das 20 horas, com ingressos de inteira a R$ 20 (renda revertida à Vencer - Voluntários contra o câncer).


CURTAS
g  ADISLAU E GENNARI NO CONGRESSO DA CTB – Dirigentes do Sinpro e Sindemu, Marcos Gennari e Adislau Leite participam de forma intensiva do Congresso Nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), que acontece neste final de semana em São Paulo. Adislau tem mantido contato frequente com sua equipe para acompanhar semana de votação na Câmara sobre o reajuste nos salários dos educadores. g DOMINGO TEM CAMINHADA DE PEIRÓPOLIS Será a 59ª edição que leva ciclistas e romeiros por 19,32km até a comunidade rural de Peirópolis. O ponto de saída è às 6h30 no trevo do Uberaba 1. Maiores informações: http://caminhodosdinossauros.blogspot.com.br/

Justiça impede corte no salário dos professores grevistas do Rio - O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro concedeu na última quinta-feira uma liminar que impede o corte do ponto dos profissionais de educação da rede estadual que estão em greve há 15 dias. A mobilização, que tem tomado atenção dos meios de comunicação, pode ter um desfecho nos próximos dias. Os profissionais em greve reivindicam 28% de reajuste e o fim de bônus baseados em resultados meritocráticos a partir do desempenho obtido pelos estudantes da rede em provas aplicadas pelo Estado. O governo do RJ havia oferecido 8% e agora apresentou proposta de mais 8% de reajuste. Também estão em greve os trabalhadores da educação da rede potiguar (RN) e do Mato Grosso (MT). Já os educadores da rede estadual do Rio Grande do Sul aprovaram greve a partir da quarta-feira. As principais reivindicações estão relacionadas à lei do Piso Salarial Nacional.  


Perguntas do trabalhador
O empregador pode recusar a conceder abono de férias? - Não. É direito do empregado. Se desejar receber o abono de férias, o empregador não poderá recusar-se a pagá-lo. Lembrando que o abono de férias é a conversão parcial em dinheiro, correspondente a, no máximo, 1/3 da remuneração que seria devida ao empregado, dos dias correspondentes às férias. (Questão extraída do site do Ministério do Trabalho e Emprego - Fonte: Repórter Brasil)

Projeto de lei de iniciativa popular por uma mídia democrática A mídia democrática vem para somar! É mais democracia, pois impede que políticos, sejam donos de rádio e TV. Conheça o projeto de lei de iniciativa popular: www.paraexpressaraliberdade.org.br


Vídeo: Clássico sobre educação “Ao mestre com carinho” (1967) - http://youtu.be/8wSQhi0ji_w

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Informativa Educa.com - 15.08.2013 - nº 159



VITÓRIA!! CÂMARA APROVA 50% DO FUNDO SOCIAL DO
PRÉ-SAL E ROYALTIES PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO PÚBLICA
Foi aprovado na Câmara o projeto de lei que partilha os royalties do petróleo entre saúde (25%) e educação (75%). A maior vitória da votação, conquistada através da mobilização intensa dos movimentos sociais e das entidades que defendem a educação pública, é o investimento em educação e saúde de 50% de todos os recursos do Fundo Social do pré-sal, e não de apenas metade dos rendimentos do fundo. Os movimentos sociais consideraram uma importante vitória a votação ocorrida no dia 14. Para os próximos dez anos haverá um aporte no total envolvendo fundo social, royalties, nos regimes de concessão de partilhas de aproximadamente R$ 210 bilhões. Somente no ano que vem aproximadamente R$ 2,8 bilhões. Para conquistar a vitória, foi necessário ceder em alguns pontos: A lucratividade do país nos campos de petróleo ficou em 40% (no projeto anterior da Câmara previa 60%); os contratos que depositarão no fundo são os de parti-la de dezembro de 2012 e não todos os contratos; também houve liberação parcial de aplicação direta em saúde e educação para governadores e prefeitos; para médio e longo prazo será debatido outro projeto que utilize somente os rendimentos do fundo social. “Mesmo com essa concessão, trata-se de uma grande vitória dos trabalhadores em educação, dos estudantes e de toda a sociedade”, afirma em nota a Confederação Nacional dos Empregados em Estabelecimentos de Ensino (Contee).

Campanha Nacional pelo Direito à educação e CNTE comemoram a conquista “A rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, composta por mais de 200 entidades e movimentos distribuídos por todo o Brasil, comemora a aprovação do substitutivo ao Projeto de Lei 323/2007 vinculando receitas petrolíferas à educação pública e saúde - especialmente o patamar de 50% de todo o Fundo Social do Pré-Sal. A vitória desta noite representa mais um passo em busca do financiamento adequado das políticas públicas educacionais, rumo à aprovação de um PNE efetivamente capaz de articular o Sistema Nacional de Educação, com o objetivo de consagrar o direito de cada cidadã brasileira e de cada cidadão brasileiro a uma escola pública que atenda as necessidades dos estudantes, oferecendo uma educação emancipadora. Hoje foi dado mais um passo. É preciso comemorá-lo”.  Para o presidente da CNTE Roberto Leão, “essa aprovação é resultado da pressão popular, da mobilização das entidades que foram para o Congresso Nacional pressionar. É assim que se faz, esta é uma lição de democracia, que mostra que podemos alcançar resultados com organização e foco. Aprovar os 10% do PIB no PNE foi uma vitória e agora vincular os recursos dos royalties do petróleo é outro passo muito importante para o cumprimento desta meta”.

Editorial
104 criando magia e transformando gerações - Não lembro exatamente quando aprendi a ler livros. Recordo que varei noites enfiadas com um piloto de avião da segunda guerra ou que tive lições de uma velha russa efervescida. Descobri o porto, a vida despedaçada e a Bahia com Jorge Amado, Gabriela e Tereza. Jamais esquecerei a noção de equilíbrio humano de Ana Terra, a imponência do capitão Rodrigo, dos tempos que passei com Érico Veríssimo. Nem sei quantos estados e países viajei. Rodei os Estados Unidos com as leituras suspiradas de Sidney Sheldon, a Europa oriental com Milan Kundera e tantos outros que nem consigo lembrar. Vejo que dediquei grande temporada à América Latina, viajando com Garcia Marquez, Vargas Llosa, Julio Cortázar, Pablo Neruda. Fiquei surpresamente satisfeito com o que li. E a Alquimia do Paulo Coelho? E os escritores uberabenses? Quantas boas surpresas. Outro dia encontrei adolescentes apaixonados com Harry Potter. Olhando seus olhos, em me vi: os momentos mais mágicos de minha vida passaram pela Biblioteca Municipal. Seu tesouro - acervo de mais de 70 mil livros - é o ponto de encontro e transformação de muitas gerações. É a magia viva que dá cor na vida das pessoas, aumentando a vontade de viver. Neste mês de agosto, a biblioteca municipal Bernardo Guimarães está fazendo 104 anos. Vejo com alegria a comemoração. Mas também como reflexão: ainda somos poucos leitores. Não seria papel da população e nossos governantes fazerem da biblioteca pública o coração pulsante de nossa cidade? / Anízio Bragança Júnior, artigo do Jornal Expresso.



Sindute organiza ações individuais contra o congelamento da carreira – A ação do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) que anular artigo da lei estadual 19837/2011 que determinou o congelamento da carreira dos servidores da educação e o pagamento retroativo dos valores. A ação é individual e exige uma série de documentos, com lista disponível no sítio da entidade e nas subsedes. Todos os efetivos nomeados até 2007 podem participar. MAIS UMA DO ANASTASIA – O governo Anastasia tem relances de achar que é uma monarquia. Em mais uma ação autoritária do governo, três professores de Monte Carmelo estão com processo administrativo disciplinar aberto por convidar os estudantes para participar das manifestações, denuncia do SindUte. Só mesmo em Minas Gerais! 

Fora da lei, 11 capitais negam tempo livre a professores – Cinco anos após ser aprovada no Congresso, a lei que fixa condições mínimas aos professores de escolas básicas públicas não é cumprida em 12 das 27 capitais. Uma delas não paga o piso salarial e as outras 11 não concedem jornada extraclasse mínima.  A norma (Lei 11.738/2008) determina piso salarial de R$ 1.567 no ensino fundamental e médio (jornada de 40 horas semanais). Também exige que o docente fique 1/3 do período fora das aulas, para preparação de atividades, por exemplo. Levantamento da Folha com secretarias municipais de Educação aponta que em 11 capitais o período extraclasse é inferior ao exigido (Belém, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Salvador, São Paulo e Vitória). Em relação ao valor do salário, Macapá paga R$ 1.345 - menos que o piso, portanto. A lei visa melhorar condições de trabalho dos docentes em atividade e atrair mais jovens para o magistério. Fonte: Uol Educação.

CURTAS
g  PROFESSOR OBRIGADO A PASSAR ALUNO RECEBE INDENIZAÇÃO – O TRT- 3ª Região (Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais) condenou uma instituição de ensino de Belo Horizonte (ligada à CDL-BH) a indenizar um ex-professor por danos morais em R$ 10 mil por considerar que o docente foi obrigado pela instituição de ensino a aprovar aluno que não teria obtido nota satisfatória na disciplina ministrada por ele. Diante da negativa, eles teriam modificado o conceito (nota) dado ao aluno que, assim, colou grau. O professor foi "constrangido, desrespeitado" e acabou preterido na cerimônia de colação de grau da turma na qual seria homenageado. g VOTAÇÃO DO PROJETO DA TERCEIRIZAÇÃO SEM LIMITES É ADIADA – Após forte pressão das centrais sindicais, a votação do projeto que libera a terceirização na Câmara Federal foi adiada para setembro. Até lá, continuarão sendo tentadas negociações entre trabalhadores, empresários, parlamentares e governo federal sobre o texto. O projeto permite que as empresas contratem prestadoras até para a execução de sua atividade principal.

São Paulo apresenta reforma da educação municipal - O Município de São Paulo está apresentando um novo programa para a rede de ensino. No pacote, escolas públicas municipais terão um novo regimento geral com provas a cada dois meses (bimestrais), lição de casa, notas de 0 a 10 e boletim que poderá ser consultado pelos pais na internet. A retenção (reprovação) dos alunos poderá acontecer em cinco momentos - atualmente, ela só é possível no final do 5º ano e do 9º ano. No 6º ano (antiga 5ª série) haverá um único professor ao invés de vários e no 9º ano será elaborado um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Também será implantada uma rede de formação de professores com cursos semipresenciais ligadas à Universidade Aberta. Fonte: Uol Educação.

CULTURA
“O corcunda de Notre Dame” na sexta abre mês de musicais; “Rei Leão” é dia 28 - O mês de agosto é um mês promissor para a cultura de Uberaba. Dois grandes espetáculos musicais vão ao palco nos próximos dias, reunindo grandes elencos e orquestras de Uberaba para apresentar o melhor do teatro musical. Nesta sexta-feira e sábado (16 e 17 de agosto) às 19 horas entrarão em cena os artistas do espetáculo “O corcunda de Notre Dame” no Centro Cultural José Maria Barra/Sesiminas. O ingresso de inteira custa R$ 30. No domingo, o Sesiminas apresenta teatro sobre a história do Colégio Marista em Uberaba, às 19 horas com entrada franca.  Nos dias 28, 29 e 31 deste mês será a vez do musical “O rei Leão”, interpretados por alunos do Colégio Dr. José Ferreira no Centro Cultural Joubert de Carvalho. O ingresso de inteira de irá custar R$ 20.

 

Perguntas do trabalhador
As férias devem ser concedidas obrigatoriamente em um só período? - Para os menores de 18 anos e maiores de 50 anos é obrigatório o gozo de férias em um só período. Para os demais trabalhadores, em geral, as férias serão concedidas para serem gozadas em um só período. Excepcionalmente, o empregador poderá conceder férias em dois períodos, um deles nunca inferior a 10 dias corridos. (Questão extraída do site do Ministério do Trabalho e Emprego - Fonte: Repórter Brasil)

Projeto de lei de iniciativa popular por uma mídia democrática A mídia democrática vem para somar! É mais liberdade de expressão, pois promove a cultura nacional, a pluralidade e a diversidade de idéias.  Conheça o projeto de lei de iniciativa popular: www.paraexpressaraliberdade.org.br




Vídeo: Bob Fernandes: Ruas e redes sociais rompem blindagens-http://youtu.be/HN3FkPmapfM