sábado, 31 de agosto de 2013

Educa.com: Estado Lança projeto "fecha turmas no final de 2013" - 31-08-2011

ESTADO LANÇA PROJETO “FECHA TURMAS NO FINAL DE 2013
Faltando pouco mais de três meses para o final do ano letivo de 2013, o governo Anastasia lançou novo projeto para redução de custos na rede estadual de ensino. Várias escolas estão tendo salas de aula fechadas, com alunos remanejados para as outras que, agora, passam a ter lotação. Em pelo menos duas escolas de Uberaba (Ester Limírio e Castelo Branco), os alunos revoltados foram às ruas protestar contra a medida. Em cada sala fechada o governo economiza pelo menos 1,5 cargos de professor, dispensados proporcionalmente por matéria. A medida também reflete na dispensa de outros profissionais da escola (secretárias, serviços gerais e bibliotecárias) cuja contratação é definida pelo número de turmas. Para justificar a medida, o governo evoca lei que ele mesmo criou indicando um mínimo de 40 alunos por sala no ensino médio. Número absurdo para as entidades que representam os trabalhadores da educação.

Professores protestam na porta da casa do governador - Trabalhadores em educação da rede estadual protestaram na entrada principal do Palácio das Mangabeiras, residência oficial do Governador Antônio Anastasia, em Belo Horizonte, no último dia 30. Segundo a coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Beatriz Cerqueira, o protesto é pelo descongelamento da carreira, pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional, fim das perseguições e por uma efetiva negociação da pauta de reivindicações. ANASTASIA, CADÊ OS R$ 8 BILHÕES DA EDUCAÇÃO?  - O Sind-UTE/MG lançou, no último dia 27, a campanha “Cadê os R$ 8 bilhões da Educação?”. A soma é o valor que o governo de Minas deixou de aplicar por não atender a Constituição, que determina 25% dos recursos em educação. Faz 10 anos que Minas não cumpre a determinação. Confira a campanha: http://www.sindutemg.org.br/novosite/conteudo.php?MENU=1&LISTA=detalhe&ID=5166

Rede particular: Calendário 2014 será negociado pelas federações O calendário escolar de 2014 da rede particular será definido a partir de negociação entre as federações das escolas e dos trabalhadores dos estabelecimentos de ensino. Os trabalhadores aceitam ajustar o calendário para acompanhar (ao menos em parte) o recesso da rede estadual durante a copa do mundo. No entanto, as entidades dos trabalhadores não querem modificações nas férias de janeiro e nem nos recessos já previstos como as do final de ano e de quinze dias em julho. DIMINUIÇÃO DA PESQUISA E EXTENSÃO – Professores do ensino superior (atingidos ou não) estão manifestando ao Sinpro o descontentamento com medida polêmica implantada na Universidade de Uberaba. Professores contratados por jornada estão tendo redução do tempo de pesquisa e extensão (e consequentemente dos salários), sem diminuir o número de aulas em sala. O Sinpro vai questionar a instituição, já que a medida não estaria de acordo com a Convenção Coletiva.

Editorial
Professor não recebe para preparar aulas ou estudar - Acredito que todo mundo concorda que tão importante como estar na sala de aula para um professor, é o estudo e preparação de aula. Ora, como vencer os desafios da educação básica de hoje? Só com muito estudo e planejamento. OK? Só que a Prefeitura local não remunera os educadores para estudar e preparar aula. Explico melhor. O salário da Prefeitura é só para dar aulas (19 horas aulas semanais) e participar de reuniões (5 horas aulas). O contrato é de apenas 24 horas aulas. Cadê o estudo e preparação de aulas? Na rede estadual, a situação é um pouquinho melhor: das 24 horas aulas semanais do contrato, quatro são para estudar e preparar aula. Na prática, muito pouco tempo. Na rede particular, a realidade é similar ao do Estado. Bom, é verdade que a nova administração da Prefeitura aceitou debater o tema e está estudando uma mudança. A lei do piso do professor determina pelo menos 33% do tempo para atividades fora da sala de aula. Em geral, os governantes erram ao acreditar que estudar e preparar aulas estão embutidos na profissão, sem precisar constar no contrato. Com salários baixos, a situação piora: os professores acabam tendo duas jornadas. Aí sim fica difícil estudar e preparar aulas. Na prática, em dois cargos, os professores chegam a trabalhar fácil 60 horas semanais, invadindo domingos e feriados. Está explicado o adoecimento e muitos afastamentos dos trabalhadores da educação. E também uma das barreiras que dificultam a melhoria educacional. / Anízio Bragança Júnior, artigo do Jornal Expresso.

Saúde: 60 mil professores foram afastados em 2012 na rede estadual - Mais de 60 mil profissionais da Educação se afastaram das escolas estaduais de Minas Gerais por problemas de saúde em 2012. Os dados são da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e revelam que 35% dos servidores do setor deixaram as atividades escolares por períodos que variam entre um e 60 dias durante o ano passado. Ainda segundo a SEE, a principal causa para os afastamentos são transtornos mentais e comportamentais, responsáveis por tirar 30,82% dos profissionais das salas de aula. Em seguida estão doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo (20,51%), doenças do aparelho respiratório (8,74%) e doenças do aparelho circulatório (5,35%). Fonte: Portal Minas Livre.

Trabalhadores elegem nova diretoria da CTB O 3º Congresso Nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) foi encerrado no dia 24, em São Paulo, com a eleição da nova direção para um mandato de quatro anos (2013/2017). Adilson Araújo, bancário da Bahia, foi eleito o novo presidente. Wagner Gomes será o novo secretário-geral para o período que se inicia. Os professores Gilson Reis e Celina Arêas (do Sinpro) fazem parte da diretoria. O Congresso credenciou 1.258 delegados de 27 estados brasileiros, entre eles os professores de Uberaba Marcos Gennari (Sinpro) e Adislau Leite (Sindemu). Fonte: Sinpro Minas

 

Oportunidade

PMU PRORROGA PRAZO PARA INSCRIÇÃO NO CONCURSO Interessados em participar do concurso público da Prefeitura Municipal terão agora até o dia 20 para realizar a inscrição. REVISTA DO SINPRO ABRE CHAMADA PARA ARTIGOS O Comitê Editorial da Revista Extra-Classe, publicação do Sindicato dos Professores (Sinpro Minas), convoca interessados - especialmente professores dos setores público e privado de ensino - para a apresentação de artigos científicos sobre a temática Trabalho e Educação, ensaios e resenhas para publicação no 2º semestre de 2013. O prazo para artigos é 04 de outubro.

“Autonomia da escola” segura greve no Rio de Janeiro - Após três tentativas de votação em uma assembleia que durou cerca de quatro horas, os profissionais de educação da capital fluminense decidiram no dia manter a greve até a próxima terça-feira (3). Neste dia, haverá nova assembleia. A reunião de hoje foi marcada por debates entre um grupo que desejava manter a paralisação e outro que queria voltar a lecionar e ao estado de greve. Na sexta-feira, os docentes completaram 22 dias de greve, com adesão de 80% da categoria, segundo o Sindicato Estadual de Profissionais de Ensino (Sepe).  A coordenadora do sindicato na capital, Susana Gutierrez, disse que houve avanço nas negociações com a prefeitura do Rio, mas destacou que a principal reivindicação, a autonomia de ensino, ainda não foi atendida. “A autonomia pedagógica é o professor ter o direito de construir o projeto político-pedagógico da escola, quais métodos ele vai utilizar. Nós temos um currículo único, isso não é problema, mas a forma como você vai dar esse currículo", ressaltou Susana. Os profissionais de ensino da rede estadual, também aprovaram a continuidade da greve iniciada no dia 8 de agosto.

UFTM prepara encontros nacionais e internacionais para professores - Estão abertas, até 9 de setembro, as inscrições para participação com apresentação de trabalho no 4º Seminário de Formação de Professores da UFTM e na 1ª Conferência Internacional sobre Formação de Professores da UFTM, que serão realizados em parceria com a International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT), nos dias 28 e 29 de novembro. O Centro Educacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro irá abrigar partes das atividades do evento. LICENCIATURAS E PIBID – Já o IVº Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o III Seminário Nacional do Pibid serão realizados nos dias 03, 04, 05 e 06 de dezembro de 2013 na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na cidade de Uberaba, MG. Os eventos buscam promover o debate de caráter teórico, crítico e cultural relacionado à constituição da identidade do professor. As inscrições já estão abertas e o prazo para inscrição dos trabalhos é 15 de setembro.

Perguntas do trabalhador
Adolescente com menos de 18 anos podem trabalhar em horário noturno e em condições de insalubridade? - Não. A Constituição Federal não autoriza o trabalho noturno nem o insalubre para menores de 18 anos, de ambos os sexos. (Questão extraída do site do Ministério do Trabalho e Emprego - Fonte: Repórter Brasil)

Projeto de lei de iniciativa popular por uma mídia democrática A mídia democrática vem para somar! É mais variedade, pois estimula a competição no setor privado e garante 33% de canais públicos. Conheça o projeto de lei de iniciativa popular: www.paraexpressaraliberdade.org.br


Vídeo: STF segura ação cível do mensalão mineiro - http://youtu.be/kXLOjEzlCiU

Nenhum comentário:

Postar um comentário