quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Educa.com 04.10.2013- Diretoras: Secretária entende, mas não pode atender

DIRETORAS: SECRETÁRIA ENTENDE, MAS NÃO PODE ATENDER
Dirigentes do Sindemu, representantes das diretoras municipais e o vereador Borjão (DEM) estiveram nesta quinta-feira (3) com a Secretária Municipal da Educação, Silvana Elias, para tratar das reivindicações das diretoras das escolas municipais. O Sindemu defendeu o reajuste de 10% no teto salarial retroativo a janeiro de 2013; ajuda de custo de 20% do salário para custear gastos extras da função; um vice-diretor para cada turno escolar e nos cemeis. A Secretária manifestou que reconhece as reivindicações, mas só poderia atender as reivindicações após posicionamento da Secretaria da Fazenda. Nem mesmo a implantação dos novos vices poderá ser atendida de imediato. O pagamento do saldo de férias de 2013 foi garantido, sem data prevista para ocorrer, enquanto o Município trabalha com a ideia de que as atuais diretoras vão ficar no posto somente até 31 de dezembro. A Secretária informou que também estuda demandas dos analistas governamentais e pedagogas.

Sábado tem seminário sobre plebiscito da Cemig às 8h30 no Sticmu - Entidades
sindicais (entre eles o Sinpro e o Sindemu) e movimentos populares realizam neste sábado um seminário de animação e organização do plebiscito popular pela redução das tarifas de energia elétrica e do ICMS na conta de luz. O encontro traz coordenadores estaduais para detalhar as formas de realização evento. Será às 8h30 no Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e do Mobiliário de Uberaba (Sticmu). O plebiscito será desenvolvido em todo o estado de Minas Gerais de 19 a 27 de outubro, com urnas fixas e volantes, com perguntas sobre a tarifa de energia e o Imposto para na energia elétrica. DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA - Por dificuldade de calendário de representantes estaduais, a plenária da última semana acabou adiada para novembro. A coleta de assinaturas para o projeto de iniciativa popular terá continuidade e pode ser obtida no Sinpro, regional Uberaba.  

Dia 11: Banda formada por educadores anima baile da Educação; Pegue seu convite! - No próximo dia 11 de outubro, sexta-feira, Sindemu, Sinpro e Saaemg realizam o baile dos Trabalhadores da Educação. O evento será realizando no clube da AEF - Associação dos Empregados da Fosfértil (hoje Vale) no bairro Boa Vista, a partir das 22 horas. A animação do evento será da Banda Sigma, formada por trabalhadores da educação de Uberaba. Os trabalhadores da educação devem procurar o sindicato a qual é filiado (ou para se filiar) na próxima semana e solicitar seu ingresso, com direito a acompanhante. O baile será comemorativo e lembrará as conquistas das categorias no ano de 2013.

Editorial
Paulo Freire: modelo exemplar não contemplado pelo Brasil - O brasileiro Paulo Freire, que morreu em 1997, é ainda hoje um dos educadores mais respeitados no mundo. É dele um método original de alfabetização de jovens e adultos, onde se começa a ler a partir da própria realidade do estudante. No Brasil, parte dos pedagogos considera Freire, o maior especialista da educação brasileira de todos os tempos. Seu modelo de alfabetização chegou a ser adotado no Brasil, no início dos anos 60. Mas acabou suspenso pela ditadura militar, por ser classificado como subversivo. Ao ler a realidade junto com as letras, as pessoas passam a compreender de forma crítica sua situação social. Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o estudante assimilaria o objeto de análise fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído. O educador e filósofo influenciou o movimento chamado 'pedagogia crítica'. Após o golpe militar Freire foi exilado e percorreu vários países aplicando o método. Voltou ao Brasil após a abertura política e chegou a ser secretário da educação do Município de São Paulo. Em 2012 foi declarado patrono da educação pela Presidente Dilma. Seu modelo de educação, no entanto, não faz parte da política educacional brasileira. Quem estuda educação sabe que não há modelo melhor para a nossa realidade social. E que, além da alfabetização, poderia ser adaptado para outros níveis de ensino. Mas eis, que os objetivos educacionais são outros e atendem os donos do poder atual: as grandes empresas. Paulo Freire vive! Pois ainda são muitos os que sonham com uma educação nacional crítica, embalado neste método de ler o mundo. Anízio Bragança Júnior, artigo do Jornal Expresso.

Escola Sesi irá cumprir calendário com recesso de 30 dias no meio do ano de 2014 -  A rede de escolas Sesi decidiu adotar o calendário do Sinpro BH para suas unidades em 2014. Com isso, mais uma unidade local vai coincidir o recesso do meio do ano com a copa do mundo no próximo ano. Já negociação prevista com o sindicato patronal do Triângulo em Uberlândia na semana passada ficou para esta sexta-feira (4). O Sindicato dos Professores aceita discutir o recesso do meio do ano, desde que mantidas as férias de janeiro e o recesso do final de ano. As escolas particulares, no entanto, estão com resistência ao calendário com 30 dias de recesso.

20 de outubro também é dia de mobilização contra a terceirização nas escolas - Os deputados firmaram acordo com as centrais sindicais de discutir mais amplamente o Projeto de Lei (PL) 4.330/2004, que escancara a terceirização no Brasil. Mas o presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) encaminhou prazo de cinco sessões ordinárias do plenário para que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) vote o parecer sobre o projeto. Ou seja, a Câmara decidiu acelerar o processo de votação sem mais discussões com os trabalhadores. A Contee, suas entidades filiadas do setor privado de ensino estão unidas na luta no combate à terceirização nas escolas. Além de representar a supressão dos direitos dos trabalhadores, reduzir salários, corte de benefícios sociais e redução da representação sindical nos estabelecimentos de ensino, a terceirização também compromete a qualidade da educação. No dia 20 de outubro, a Contee e suas entidades filiadas farão uma grande mobilização nacional para denunciar esses problemas. Conhecer os funcionários que trabalham na escola do seu filho faz a diferença. Diga não à terceirização! Fonte: Contee

CURTAS
g  CONAE ESTADUAL - Adislau Leite e Maria Aparecida (Sindemu), Marcos Gennari (Sinpro) e Neuman Paiva (Saaemg) foram eleitos na etapa regional da Conferência Nacional da Educação (Conae) para participar da fase estadual, de 7 a 10 de outubro em BH.  g  UFU ABRE GRADUAÇÃO EM LETRAS/ LIBRAS - Aprovada no Conselho Universitário, a criação do curso de graduação em Letras: habilitação em Língua Portuguesa com domínio de Libras. Serão oferecidas 30 vagas, no período matutino, para o 1º semestre de 2014. g CINE OAB NESTE SÁBADO: "COMO ESTRELAS NA TERRA, TODA CRIANÇA É ESPECIAL" - O filme será exibido às 19h30 na sede da OAB Uberaba, seguido de debate com a pedagoga Débora Viviane Teles Magalhães Gontijo.


Índios protestam contra a 'maior ofensiva em 25 anos' - No próximo dia 5 de outubro a promulgação da Constituição Federal de 1988, chamada por muitos de "cidadã", completa 25 anos. O texto é considerado avançado e garantidor de direitos, embora muitas vezes suas determinações não sejam respeitadas ou aplicadas. A ameaça recente a um de seus artigos, porém, vai além do mero não cumprimento. A intenção é destruí-lo. Quem faz o alerta são os indígenas reunidos em torno da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que nesta semana realizam uma série de manifestações em protesto contra o que chamam de "ataque generalizado aos direitos territoriais dessas populações que parte do governo, da bancada ruralista no Congresso e do lobby de grandes empresas de mineração e energia" e em defesa da Constituição. O artigo em questão é o 231, que assegura o direito "imprescritível" dos povos indígenas sobre suas terras. "Os direitos constitucionais dos povos indígenas, dos quilombolas e de outras populações tradicionais, assim como os seus territórios, encontram-se sob forte ataque por parte de interesses econômicos poderosos, que defendem o seu direito à propriedade, mas não respeitam os nossos direitos coletivos à nossa terra sagrada, e ainda querem tomar para si as terras públicas e os seus recursos naturais", diz a Carta de Mobilização da articulação. Fonte: Repórter Brasil

Editorial JB: Não basta ganhar mal, tem que apanhar também -  Os professores do Rio de Janeiro, que lutam por melhores salários, enfrentam agora a truculência da Polícia Militar, que no sábado - acionada pelo governador Sérgio Cabral, a pedido do prefeito Eduardo Paes - retirou a força os representantes da categoria da Câmara de Vereadores. Uma categoria da maior importância para o desenvolvimento de qualquer município, estado, nação, recebe no Rio entre R$ 1.200 e R$ 3.500 mensais, um dos piores salários pagos a um profissional com esse nível de capacitação para exercício da profissão. A prefeitura acena com um reajuste de míseros 8%, enquanto a categoria pede 19%. Não bastam os salários aviltados, é preciso bater, humilhar e impor um plano de cargos e salários que deverá piorar ainda mais a vida dos professores. Esquece o prefeito que aumentar a carga horária para 40 horas semanais vai transformar o professor em mero aplicador de provas e exercícios já prontos e que, provavelmente, deverão ser elaborados por alguma empresa privada "especialista nesse tipo de serviço", cobrando o inimaginável para ser pago pelo contribuinte carioca, enquanto a educação da população vai piorando cada vez mais. Fonte: Jornal do Brasil. Dias depois, um novo plano de carreira contrário aos educadores foi aprovado na Câmara Municipal em meio a tumulto e protestos.

Perguntas do trabalhador
Em que momento são feitas as anotações na carteira de trabalho e previdência social (CTPS) - As anotações devem ser feitas: a) na data-base da categoria; b) no momento da rescisão contratual; c) quando houver necessidade de comprovação perante a Previdência Social; e d) a qualquer tempo, sempre que solicitado pelo empregado. (Questão extraída do site do Ministério do Trabalho e Emprego - Fonte: Repórter Brasil)

Projeto de lei de iniciativa popular por uma mídia democrática - A mídia democrática vem para somar! É mais pluralidade, pois combate monopólios, impedindo que em grandes cidades exista um mesmo dono para rádio, TV e jornal. Conheça o projeto de lei de iniciativa popular: www.paraexpressaraliberdade.org.br

 Vídeo: Entenda seu país: Documentário sobre o presidente João Goulart - http://www.viomundo.com.br/tv/o-documentario-sobre-jango.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário