sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Educa.com - 04.12.15 - Assembleia dia 8 abre campanha salarial dos educadores



Edição Bragança Júnior (MG4731JP) - http://blogeducapontocom.blogspot.com.br/ - Uberaba, 04 de dezembro de 2015273
ASSEMBLEIA DIA 8 ABRE CAMPANHA SALARIAL DOS EDUCADORES
O encontro está marcado para as 18h desta terça (8) na Casa dos Conselhos. A diretoria do Sindemu quer debater e aprovar a pauta de reivindicações da campanha salarial 2016. Os itens levantados no encontro serão encaminhados para negociação com a Administração Municipal. A assembleia também discutirá estratégias de defesa da lei o e a atual forma de correção do piso nacional do magistério.
Na foto, o professor Adislau Leite participa do 2º Encontro dos Servidores Públicos da CTB, em Belo Horizonte.

Na rede particular, professores querem estabilidade durante o ano Com a atual convenção coletiva valendo até 2017, professores da rede particular estarão negociando prioritariamente as questões econômicas na campanha salarial de 2016. O ganho real, a equiparação salarial dos professores na educação básica, o reconhecimento do trabalho extraclasse, aumentando o percentual de 20% para 30%, são itens listados para a negociação. Esse ano também será reivindicado a estabilidade no trabalho durante o ano, buscando diminuir a insegurança de diminuição das horas aulas após um semestre e da interrupção do trabalho durante o ano letivo. Entre as reivindicações deste ano também consta a regulamentação do ensino à distância, valorizando os professores que atuam nesta modalidade.

EDITORIAL                                                                                                                                   
Pibid caminha para corte de quase 50% das bolsas em 2016 - Em reunião com a coordenação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) nos últimos dias, a coordenação do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) ouviu que serão inevitáveis os cortes de bolsas para 2016. Segundo informou representantes da Capes, o orçamento de 2016 indica um corte drástico de 45% na verba destinada ao programa. A direção da Capes inclusive já apontou estratégias diversas de corte, de forma que o número de bolsas caia de 82 mil para 48 mil. A coordenação do Pibid questionou a situação e mostrou sua disposição de denunciar e lutar contra a mudança. A avaliação é de que os cortes vão significar um grande retrocesso no campo da formação dos professores e na melhoria na qualidade da educação do Brasil. Criado em 2009, o Pibid revitalizou os cursos de licenciatura, recriou formas na formação dos novos professores e tem estabelecido um vínculo inédito entre universidades e escolas do Brasil. O reconhecimento do seu valor, no entanto, foi suficiente para se livrar do ajuste fiscal do governo Dilma (PT). A coordenação do Pibid está orientando à comunidade educacional o fortalecimento da mobilização pela permanência do programa. Avalia-se que somente uma forte ação política reverterá a situação delineada. Anízio Bragança Júnior - Artigo do Jornal Expresso.

Diário de Classe: PMU vai acertar extraclasse do tempo integral Após consulta feita pelo Sindemu, a Prefeitura de Uberaba respondeu que irá regularizar o pagamento de extraclasse dos coordenadores e dos professores adjuntos do tempo integral. Para os demais educadores do programa estão mantidos o extraclasse. Também solicitamos esclarecimentos e orientações da Câmara Municipal e da Secretaria da Educação sobre o trato do tema de gênero nas escolas. g MAIS FÁCIL CONSTRUIR OU REFORMAR – Convênio firmado pelo sindicato com a CS construtora e Empreiteira vai garantir maior facilidade e comodidade na construção, ampliação ou reforma de casas dos associados do Sindicato. Os educadores podem agendar com a construtora (realizaseusonho@gmail.com ou 99648-0161) uma reunião para maiores esclarecimentos sobre o serviço.  Professor Adislau Leite, presidente do Sindemu

Hospital São José voltará a atender pelo Ipsemg em 1º de janeiro – Em encontro realizado nesta quinta (3) entre representantes do Ipsemg (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais), dirigentes do SindUte e a direção do Hospital São José em Uberaba, foi acordado a volta do atendimento dos servidores estaduais a partir de 1 de janeiro. A direção regional do SindUte comemorou a reativação do atendimento, antiga luta e demanda dos trabalhadores da educação na região de Uberaba. Fonte SindUte.

CONJUNTURA
g Aquecimento: 10% dos mais ricos geram mais de 50% das emissões de CO2 - uma pessoa que faça parte do 1% da população mais rica do mundo "gera, em média, 175 vezes mais" dióxido de carbono do que a que está entre os 10% mais pobres do mundo. Leia

g Médicos vão receber três vezes mais por parto normal, determina Justiça - Em uma decisão considerada um “um divisor de águas”, a Justiça Federal determinou que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) coloque em prática três novas medidas para reduzir o número de cesáreas na rede particular de saúde. Leia.

Centrais divulgam nota em defesa da democracia e do crescimento econômico A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e demais centrais divulgaram nesta quinta (3) um comunicado que repudia a abertura do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff aprovado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha no dia 2.  “Esta atitude de Eduardo Cunha potencializa a crise política e piora a crise econômica, aumentando a instabilidade, afastando os investimentos e prejudicando o Brasil”, aponta a nota das centrais sindicais. Mais cedo, entidades sindicais e patronais se reuniram na capital paulista para o lançamento do movimento "Compromisso pelo Desenvolvimento" uma iniciativa que visa propor ações concretas para o crescimento econômico e social do Brasil. O documento propõe ainda uma Nova Agenda com o objetivo de “retomar a produção de empregos e da melhoria da renda”. Fonte CTB


Governo desiste de “reorganização” do ensino da rede estadual O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou no início da tarde desta sexta (4), a suspensão da reorganização do ensino público estadual. Desde que foram anunciadas, as mudanças com fechamento de 98 escolas causaram protestos de estudantes, que ocuparam centenas de escolas no Estado, e bloquearam diversas vias da capital paulista. Estudantes que participaram de manifestação nesta sexta-feira comemoraram, aos prantos, a notícia na Praça da República, região central da capital paulista. O Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública do estado haviam ingressado um dia antes com uma ação civil pública no Tribunal de Justiça de São Paulo pedindo a suspensão do processo. Fonte: Diário do Centro do Mundo e Rede Brasil Atual

Alckmin promove barbárie em escolas ocupadas: Até milícias são usadas Logo após o Governo declarar que iniciaria uma “guerra” contra o movimento dos estudantes, começam ataques violentos contra as ocupações mais afastadas das câmeras da grande mídia. Em Osasco, a E.E. Coronel Sampaio foi invadida e destruída por pessoas estranhas. A Polícia Militar estava no local e jogou bombas nos estudantes, mas não impediu que os invasores ateassem fogo no colégio. Mais grave do que isso é o motivo que levou os estudantes a deixarem as escolas estaduais Mario Guilherme Notari, no Jardim Luciana Maria, e Guiomar Camolesi Souza, no Jardim Maria Eugênia: invasão da escola por bandidos que nada têm a ver com o movimento de resistência ao fechamento de escolas por parte do Governo do Estado e o constrangimento a que foram submetidos por profissionais da educação e “lideranças” dos bairros. Leia a matéria completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário