Edição
Bragança Júnior (MG4731JP) - http://blogeducapontocom.blogspot.com.br/ - Uberaba, 23 de Setembro 2018 – N
º 429
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ESCOLAS PARTICIPARAM; NOMES FORAM ENVIADOS À CÂMARA
MÉRITO:
SORTEADO TRÊS HOMENAGEADOS
A diretoria do Sindicato dos Educadores de
Uberaba promoveu o sorteio dos professores que serão homenageados pela Câmara
Municipal. O Sindicato recebeu 59 nomes de professores e professoras eleitas
pelos colegas como profissionais destaques nas escolas e centros de educação
infantil (cemei). Os sorteados foram: Idelma
da Cunha Moreira – Cemei Maria de Nazaré; Rones Leite Araújo - Escola Professor
Geni Chaves; Stella Dias Ferreira – Cemei Maria Assis Rezende. Os nomes
foram enviados para a Câmara Municipal, que vai definir ainda o dia e hora da
realização do Mérito Educacional 2018. Também serão homenageados educadores da
rede estadual e privada. Foto: Mérito
Educacional 2016
Curtas: Ipserv; Assédio; Superlotação e Reposição – 1. O Sindemu e os
outros dois sindicatos de servidores (SSPMU e Sindae) contrataram empresa
especializada para fazar avaliação autorial nos recursos do Ipserv; 2. A diretoria do Sindemu continua recebendo
denúncias de assédio moral e ingerência nas unidades de ensino; 3. Um dos problemas verificados seria a gestão forçando
a lotação das salas acima do limite permitido pela portaria 044. 4. O Prefeito Paulo Piau respondeu ofício do
Sindemu dizendo que a reposição tem de ser mesmo na forma presencial, embora a
escolha do dia seja a critério das unidades.
Editorial
Não se pode
escolher um deputado sem saber suas propostas
–
Com tempo mínimo na TV que dá para apresentar só nome e número, a mais difícil
escolha (e talvez a mais importante na eleição) seja a de um deputado. Um
parlamentar tem duas funções básicas. Primeiro: Ele cria e vota leis que atingem
a vida de sua família, trabalho e do local onde vive. Então, não é certo
escolher um deputado sem saber suas propostas e como ele reage a temas
importantes do dia-a-dia. É preciso saber se o candidato é a favor ou contra o
congelamento de gastos da educação por 20 anos (quem é favor, por tabela, é
contra o piso do magistério); como ele se comportaria na terceirização da
educação pública (e na saúde) ou na retirada de direitos dos trabalhadores ou numa
drástica reforma da previdência. Ou seja, não dá para votar em um candidato
apenas porque gosta de comer chocolate. É preciso verificar seu passado e ver
quais interesses ele defende (o grupo que ele vai privilegiar depois é o seu?).
É preciso saber como o partido dele orienta a votar nos temas importantes para
sua vida, pois dificilmente os deputados contrariam seus partidos. A segunda
função é fiscalizar o executivo. E isso só é possível para quem tem
personalidade forte e compreensão global dos vários assuntos. Não é para
qualquer um. Seu candidato tem essas qualidades? O mais importante é acompanhar
depois o deputado eleito: como vota e age dentro e fora do parlamento. Anízio Bragança Júnior.
Convênio do Sindemu amplia e garante desconto
veterinário – Os associados do sindicato
que aderiram ao Cartão Vital, passaram a ter um novo direito na última semana.
O benefício fez nova parceria com o Hospital Veterinário de Uberaba, garantindo
os mesmos descontos na realização de exames para seu animal de estimação. Para
maiores informações e adesões, os educadores devem procurar o sindicato.
Reforma trabalhista: 78,4% dos postos criados são precários – Estudo de economistas publicado no site Brasil Debate mostra que desde a entrada em vigor da nova lei trabalhista - novembro de 2017 - foram gerados apenas 50.545 postos de empregos formais. O resultado é irrisório frente ao fechamento de 2,9 milhões de empregos com carteira entre dezembro de 2014 e dezembro de 2017. Além da insuficiência da geração de empregos, após a reforma foram gerados 26 mil postos intermitentes e 13 mil parciais no período. Ou seja, 78,4% do saldo de empregos formais gerados desde novembro foi em contratos “atípicos” e precários, que passam a ser reconhecidos pela Reforma Trabalhista. Verifica-se ainda a degradação do mercado de trabalho, com redução em 9,7% do emprego com carteira assinada no Brasil, passando de 36,5 milhões de postos com carteira no trimestre encerrado em dezembro de 2014 para 33 milhões no trimestre encerrado em julho de 2018. Observa-se também recuo da ocupação em geral, que passou de 92,9 milhões para 91,2, representando uma queda de 1,3% no mesmo período. Em compensação, há expressivo aumento no número de empregadores (11,7%), conta própria (6,2%), emprego no setor privado sem carteira (5,8%), e do trabalho doméstico sem carteira (8,9%). Ou seja, aumentou o trabalho desprotegido. Fonte: Brasil Debate
CONJUNTURA
g OS
INÚTEIS DEBATES E ENTREVISTAS COM PRESIDENCIÁVEIS – A poucos
dias de irmos às urnas e não se sabe dos candidatos se vão revogar ou manter a
emenda do teto de gastos, se defendem parte dos royalties do pré-sal para
educação e saúde, resgatar o Farmácia Popular ou sua posição frente aos BRICS.
Não se pergunta nada disso. Leia
g REFORMA
DO ENSINO MÉDIO VAI ACIRRAR DESIGUALDADES – Especialista que renunciou ao
cargo de presidente da comissão da BNCC, por não concordar com o documento e
sua ligação com a Reforma do Ensino Médio, defende revogação do projeto. Leia
g EDUCAÇÃO
À DISTÂNCIA CRESCE 17,6% EM 2017 – Enquanto o ensino presencial
apresentou queda nas matrículas, a educação à distância (EaD) registrou o maior
salto desde 2008, segundo censo do INEP. Leia
CAQ:
Quanto custa a educação pública de qualidade no Brasil? - A Campanha
Nacional pelo Direito à Educação fez uma pergunta: como incluir todas as
crianças e adolescentes do país em escolas de qualidade? Após muitos estudos,
debates com comunidades acadêmicas e escolares, gestoras/os e movimentos
sociais, chegamos a uma proposta: Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e Custo
Aluno-Qualidade (CAQ). O CAQi/CAQ calcula quanto custa por ano, por etapa e
modalidade da educação básica, para se garantir insumos de qualidade em toda
escola do país. Esses insumos vão desde a infraestrutura dos prédios, todos
inclusivos, passando pelos materiais permanentes, até a garantia de condições
de trabalho, formação e valorização das/os profissionais da educação. O CAQi é
o padrão mínimo e o CAQ, o que se aproxima mais dos países mais desenvolvidos
em termos educacionais. Após muita incidência política, conseguimos que o
CAQi/CAQ fosse nossa referência em lei definição dos insumos de qualidade e
para calcular quanto precisamos investir. O Plano Nacional de Educação (PNE)
prevê o aumento progressivo do investimento para a área até 2024 até atingir o
patamar de 10% do PIB, usando como base de cálculo justamente o CAQi/CAQ. Essa
previsão garante que todas as escolas do país possam ser adequadas a esse
padrão de qualidade. O CAQi/CAQ custa cerca de duas a três vezes menos que a
educação privada. Ou seja, gastamos menos pela mesma ou até por melhor
qualidade. Então, privatizar não é mais eficiente. Fonte: Carta Educação
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