quarta-feira, 22 de abril de 2015

Educa.com - 22.04.2015 - CACETADA!!! Deputados confirmam terceirização sem limites



CACETADA!!
DEPUTADOS CONFIRMAM TERCEIRIZAÇÃO SEM LIMITES
Por 230 votos contra 203, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que amplia a terceirização para todos os setores da rede privada do Brasil. Além de manter a possibilidade de terceirização da atividade-fim (a principal das empresas), a emenda facilitou a demissão de um empregado para contratá-lo como terceirizado, diminuindo de 24 para 12 meses a quarentena de espera. O texto também não observou as propostas do governo para retenção de porcentagem da fatura para garantir o pagamento de direitos dos previdenciários dos funcionários. E o pior, o emendão aprovou ainda a desobrigação das terceirizadas a cumprir acordos e convenções coletivas das empresas contratantes. Ou seja, os empregados que se tornarem terceirizados vão deixar de ter direito a bolsas de estudo, pisos salariais e outros benefícios. O projeto segue para o Senado e pode voltar se for modificado pelos senadores ou pela presidente Dilma (PT). Especialistas do direito do trabalho e sindicatos avaliam que será o maior prejuízo em 70 anos para os trabalhadores do Brasil.

COMO VOTARAM OS DEPUTADOS DA REGIÃO: – A FAVOR DA TERCEIRIZAÇÃO SEM LIMITES: Marcos Montes (PSD), Caio Nárcio (PSDB), Odelmo de Uberlândia (PP). CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO: Adelmo de Uberaba (PT) e Welinton Prado (PT) e Tenente Lúcio (PSB). Aélton (PR) não participou da votação.

Com feira, 1º de maio unificado irá protestar contra a terceirização - Sindicatos dos trabalhadores de Uberaba já estão realizando os últimos preparativos para realizar de forma inovadora as comemorações do dia do trabalhador em 2015. O 1º de maio será realizado na praça Dr. Jorge Frange e terá quase uma centena de expositores da agricultura familiar. A feira irá apresentar e dialogar com a sociedade sobre a produção ecológica de alimentos, sem uso de agrotóxicos e o mínimo de aplicação química na produção. O evento também será marcado por uma forte denúncia ao projeto de terceirização aprovado na Câmara. Para os sindicatos, as mudanças vão levar a uma maior precarização do trabalho no Brasil e uma destruição indireta da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

EDITORIAL
Terceirização: Derrota acachapante! Mas a luta está longe do fimA maioria dos trabalhadores do Brasil vai demorar a entender o tamanho da derrota. As grandes empresas e seus representados no Congresso conseguiram uma façanha para definitivamente lucrar mais, destruindo indiretamente as leis trabalhistas no país. A terceirização sem limites criará um cenário sombrio para emprego formal que temos hoje. O projeto é um dos piores do que poderia se esperar: haverá redução salarial, aumento da jornada, perda de direitos históricos inimagináveis para os dias atuais. Não é por menos que as empresas estão agradecendo os deputados. Especialistas já calculam que as empresas poderão lucrar até 30% nas perdas (costas) que os trabalhadores terão com a liberação da terceirização.  Mas a luta está longe do fim. O projeto vai para o Senado e há chances dele ser modificado. Caso isso ocorra, o texto volta para nova análise dos deputados. O texto vai ainda para a sanção ou veto da presidente Dilma (PT). Na possibilidade de veto, mesmo que parcial, os deputados voltam a analisar a medida. Ainda dá tempo de pressionar os deputados e senadores. Sem pressão, os parlamentares vão continuar votando com quem investe dinheiro na sua campanha eleitoral, para receber depois os favores políticos. Só assim será possível evitar que a grande maioria seja prejudicada de forma acachapante. Anízio Bragança Júnior.   

Retrocesso: STF abre brecha para acabar com o concurso público – Os
brasileiros passaram a semana protestando contra a terceirização nas ruas e nas redes sociais, com os olhos voltados para a Câmara dos Deputados, onde acaba de ser aprovado o Projeto de terceirização sem limites. Entretanto, foi do Supremo Tribunal Federal (STF) que saiu a decisão que aprofunda o modelo no país, ao extremo de possibilitar o fim do concurso público para as áreas sociais dos governos, como hospitais e universidades, por exemplo. Após 17 anos analisando a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida pelo PT e pelo PDT contra as organizações sociais (OS), a corte máxima decidiu, longe dos holofotes da mídia, que o poder público pode terceirizar seus serviços sociais por meio da contratação dessas figuras jurídicas de natureza privada. É a grosso modo, a versão para o serviço público da terceirização pura e simples. A decisão permite generalizar para todas as políticas sociais (educação, saúde e outros) a contratação sem concurso público, através das OS. Fonte: Carta Maior

Governo melhora propostas para a rede estadual; assembleia avalia dia 29 – Após rejeição dos trabalhadores da educação de Minas Gerais da proposta de salário e carreira feita pelo estado, o governo Pimentel (PT) melhorou a proposta a ser oferecida aos educadores da rede estadual. A proposta do pagamento do piso integral para a jornada de 24 horas passou para ser concluída em três anos, com a primeira parcela de abono no valor de R$ 190 em maio de 2015 e a última em maio de 2017, sendo incorporados gradativamente. O valor ainda receberá os reajustes anuais do piso nacional. Também foi antecipado para setembro de 2015, o descongelamento da promoção por escolaridade. Houve ainda melhoria na forma de remuneração dos diretores (ficando opcional o acréscimo de 50% do próprio salário efetivo). Os aposentados terão direito ao mesmo reajuste da ativa, mas sem o sistema de abono antecipado que terão os da ativa. Os demais itens continuam como na proposta anterior. A assembleia que deliberará sobre a proposta está marcada para o dia 29 em Belo Horizonte, com indicativo de greve. Antes, haverá nova negociação (dia 27). Nas redes sociais, a categoria se mostra dividida sobre a aceitação ou não da proposta.


CONJUNTURA
g Artistas gravam vídeo contra a terceirização sem limites Em 2013, a Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), em parceria com o Movimento Humanos Direitos (MHUD), lançou dois vídeos sobre os perigos para a sociedade do PL 4330, que amplia a terceirização para todas as atividades da economia. Vídeo 1 e vídeo 2.

g UFTM oferece 1.455 vagas remanescentes para graduação As vagas estão distribuídas em 18 cursos de graduação ministrados no Campus sede em Uberaba.  As inscrições estão abertas, até 29 de abril, para o processo seletivo de Transferência de Alunos e Portador de Diploma de Graduação para ingresso no segundo semestre de 2015. Leia.

g Cia Rogê faz 10 anos e promove campanha para produzir catálogo Nesse aniversário especial, faremos uma temporada a preços populares no Teatro SESI Uberaba através do projeto “Conexões Artísticas”. Nessa reta final da produção, decidimos lançar essa campanha de financiamento coletivo no Catarse, com o objetivo de pagar a impressão de um catálogo comemorativo que registre essa data. Leia.

PE: Estudantes voltam às ruas em apoio à greve dos professores estaduais – Cerca de 50 estudantes da rede estadual de ensino se uniram em um protesto, na manhã desta segunda-feira (20), em apoio à greve dos professores do Estado. O grupo saiu do Parque 13 de Maio, na área central do Recife, por volta das 9h e seguiu em direção ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo. Na casa, os alunos foram recebidos pelo secretário-executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto. Além do apoio à greve dos docentes, os jovens também pediram melhorias para as escolas da rede estadual. GREVE - Na última quarta (15), a Justiça determinou a suspensão da greve dos professores da rede estadual, sob a alegação de ilegalidade do movimento. Em greve desde segunda (13), os docentes pedem o pagamento do reajuste de 13,01% do piso salarial do magistério para todos os docentes, uma vez que a Prefeitura concedeu o reajusta para apenas 10% da categoria. Fonte: Jornal do Comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário