terça-feira, 28 de abril de 2015

Educa.com - 28.05.2015 - Sindicatos promovem feira de agricultura orgânica



DIA DO TRABALHADOR SERÁ COMEMORADO NA PÇA DR. JORGE FRANGE
SINDICATOS PROMOVEM FEIRA DE AGRICULTURA ORGÂNICA
Cerca de 100 expositores da agricultura familiar de uberaba e região estarão expondo e  comercializando produtos orgânicos na principal atividade de comemoração do dia do trabalhador no feriado desta sexta-feira (1º de maio). A programação terá início com uma marcha dos trabalhadores às 8 horas, da praça da Expozebu até a praça Dr. Jorge Frange, seguido de missa, manifestações culturais e shows artísticas. Durante a tarde (15h), haverá conferência sobre agricultura familiar, agroecologia e reforma agrária, com participação de representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário.  A denúncia dos prejuízos com a terceirização aprovada na Câmara será a tônica das manifestações dos líderes sindicais no dia do Trabalhador. 


Dom Paulo Mendes irá celebrar a Missa às 9h30 – O bispo da Arquidiocese de Uberaba, Dom Paulo Mendes conduzirá a celebração mística das comemorações do dia do Trabalhador. A missa será realizada na estrutura do evento em espaço aberto na praça Dr. Jorge Frange.  Haverá uma liturgia especial, que está sendo preparada para a data, que deve reunir lideranças religiosas e leigas de vários locais da cidade.

Sinpro realiza seminário sobre terceirização com estudantes de Direito – O evento é uma realização conjunta do Sindicato dos Professores com os cursos de direito da Uniube, Facthus e Unipac. Além de vídeo explicativo, os acadêmicos vão participar de mesa redonda junto com professores do Direito e o assessor jurídico do Sinpro. O Seminário será realizado na quarta (29) às 19 horas. g CNBB CRITICA TERCEIRIZAÇÃO E REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL - Ao encerrar na sexta-feira (24) sua 53ª Assembleia Geral em Aparecida (SP), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota em que se posiciona a favor dos direitos dos trabalhadores frente as ameaças às conquistas sociais, promovidas pela necessidade de ajuste fiscal do governo e pela tramitação de projetos conservadores na Câmara Federal, como a terceirização sem limites, e o projeto de redução da maioridade penal.

EDITORIAL
O 1º de maio: Apoiar a agroecologia e protestar contra a terceirização sem limitesSexta-feira comemora-se o dia do trabalhador. A data lembra trabalhadoras massacradas norte-americanas que lutavam por melhores condições de trabalho na indústria. No Brasil, sindicatos de trabalhadores de todo o país organizam atividades socioculturais e do trabalho. Aqui em Uberaba, os sindicatos estão organizando uma feira para valorizar a produção orgânica e a agricultura familiar da região, fazendo um importante diálogo sobre agroecologia e a reforma agrária. No entanto, o contexto é de protesto diante quadro sinistro que se vislumbra nas relações de trabalho, após a aprovação do projeto que libera a terceirização para todos os setores do país. Com a desculpa de organizar os 25% dos trabalhadores que já trabalham de forma terceirizada, os deputados (de rabo preso com as grandes indústrias e empresas do país) promoveram uma precarização sem limites para os outros 75% que tem emprego convencional. Assim, prevê-se que em 5 anos, os terceirizados no Brasil vão saltar de 25% para 75% de todos os trabalhadores. Afinal, porque uma empresa teria um empregado se pode pagar menos por um terceirizado? Aos trabalhadores atingidos restarão o prejuízo: salários menores, corte de direitos, mais acidentes no trabalho, etc. O projeto foi para o Senado e pode voltar aos deputados, antes da sanção ou veto da presidente Dilma. Participar do 1º de maio é mostrar força contra o projeto de terceirização sem limites. Anízio Bragança Júnior.   

Sindemu obtém garantia no horário extraclasse feito nas escolas – Em documento enviado ao Sindemu, a Secretária Municipal da Educação Silvania Elias documentou reivindicação feita pela categoria para a distribuição das horas na escola com a implantação da jornada extraclasse. De acordo com o documento, as professoras, educadoras e especialistas terão quatro horas (no máximo) de atividades na escola, ficando o restante para planejamento, estudo e pesquisa individual em casa ou outro local de livre escolha das educadoras. A regulamentação de horas em casa e na escola foi a principal ressalva da assembleia na aprovação da jornada extraclasse. g ATRASO DO PROJETO NA CÂMARA PREOCUPA A CATEGORIA – Faltando poucos dias para acabar o mês de abril, ainda não foi aprovado o projeto que cria a nova jornada extraclasse dos educadores do Município. De acordo com a PMU, o projeto seria aprovado em abril para valer em junho. Atraso pode comprometer início da nova jornada e salários.

Rede estadual convocada greve no dia 29 e 30 de abril – Trabalhadores de ensino analisam em assembleia estadual nesta quarta-feira o indicativo de greve. Sem novidades na negociação com o governo realizada na segunda (27), os trabalhadores devem aprovar o início da greve por tempo indeterminado. A proposta do governo já foi rejeitada em Congresso realizado pelo SindUte com mais de 2600 participantes na última semana. Para os trabalhadores, a proposta diferencia benefícios da ativa e dos aposentados, não atende o pagamento do piso conforme a lei, limita a promoção na carreira e mantém padrão de achatamento nos salários ao propor reajuste com percentuais menores para quem está a mais tempo na categoria. O Sindicato também convocou a categoria para paralisação no dia 30 de abril, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). O Sind-UTE/MG já notificou a Secretaria de Estado da Educação sobre a paralisação dos dias 29 de abril (Assembleia Estadual) e 30 de abril (Greve Nacional da Educação). Com informações do SindUte.


CONJUNTURA
g Brasil praticamente erradicou a pobreza extrema, diz Banco Mundial Novo relatório do Banco Mundial (Bird) aponta que, entre os anos de 1990 e 2009, cerca de 60% dos brasileiros tiveram acesso a uma renda maior e 25 milhões de pessoas deixaram a condição de pobreza extrema ou moderada neste período no País; conforme o documento, entre os anos de 2001 e 2013, o percentual da população vivendo em condições de pobreza extrema caiu de 10% para 4%. Leia.

g UNICEF é contra a redução da maioridade penal além de não resolver o problema da violência, penalizará uma população de adolescentes a partir de pressupostos equivocados. A UNICEF é o fundo das Nações Unidas para a infância, que está presente no Brasil desde 1950. Leia.

g Programas como Bolsa Família reduzem casos de hanseníase A redução da ocorrência da hanseníase está relacionada à melhoria das condições de vida da população proporcionada por programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. Uma das condicionantes do programa criado em 2003, é a obrigatoriedade de a família beneficiária frequentar unidades básicas de saúde e assistência social. Além disso, o uso da verba federal para consumir alimentos melhores também tem colaborado com a redução da doença. Leia.

Professores estaduais retomam greve no Paraná – Reunidos em Londrina no dia 25, os professores decidiram em assembleia pela retomada da greve nas escolas públicas do estado em protesto contra a alteração na Paraná Previdência e lançaram a campanha salarial de 2015. Nesta semana, o plenário da Alep já aprovou a matéria em 1º turno. Com a medida, o governo quer que os aposentados e pensionistas com 73 anos ou mais passem a ser pagos com recursos do fundo mantido em conjunto por servidores e pelo estado, liberando assim recursos de um fundo bancado apenas pelo governo, o que resultaria em uma economia mensal superior a R$ 120 mil. A oposição acusa o governo tucano de orquestrar uma manobra financeira para liberar recursos para quitar dívidas ao custo de sobrecarregar o fundo mantido com as contribuições dos servidores. No fim do ano passado, depois de reeleger-se em primeiro turno com mais de 55% dos votos, Richa revelou que o estado estava à beira do colapso financeiro, em contrariedade ao que afirmara ao longo de toda a campanha. Fonte: Rede Brasil Atual.

Escolas do Município terão 100 megabits de internet – As conexões que atendem as escolas de Uberaba passarão de 4 mb para 100 mb, segundo investimento anunciado pela Prefeitura, que também promete investimento em infraestrutura ligado à tecnologia. Os equipamentos e cursos vão atender os laboratórios de informática, o Programa Um Computador por Aluno (Prouca) e mesas pedagógicas. Ao todo serão investidos R$ 2 milhões anuais. Com informações da PMU

Nenhum comentário:

Postar um comentário